O fim de tarde na quinta-feira (09) foi um pouco diferente para as famílias que foram à Feira do Produtor do Jardim Coopagro. No local eles encontraram além dos feirantes tradicionais, uma turma que não para quando o assunto é o Combate a Dengue. Os agentes de combate às endemias, junto aos agentes comunitários de saúde, realizaram, durante a feira, mais uma ação intersetorial de conscientização, com informações e orientação à população.
Com 90 casos confirmados da doença e 391 notificações, a Prefeitura segue com as atividades de combate, como bloqueios químicos e mecânicos, além do Mutirão de Limpeza, mas a grande aposta é na conscientização. “Só conseguiremos um resultado efetivo de combate a doença se as famílias fizerem sua parte e eliminarem os criadouros do mosquito em sua casa, seu quintal”, explicou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira.
A agente de saúde, Franciele Baron, lembrou que o Coopagro não tem registro de casos, mas que os agentes têm encontrado focos de proliferação nas casas. “Ou seja, a gente precisa prevenir antes que ocorram casos, por isso nosso trabalho com eles é muito importante. Mas percebemos que a população é ainda muito relapsa com o cuidado e sempre acaba deixando algo para traz, onde encontramos os focos”, comentou ao destacar que o trabalho intersetorial dos agentes de saúde e endemias é incansável.
Roseli Fátima Kehl é gestante e foi acompanhada da filha mais velha à feira. Ela é moradora da região do Coopagro e afirmou que faz sua parte. “Eu cuido do meu quintal e sempre olho o dos vizinhos também. Nunca tive e não conheço ninguém que teve Dengue, a não ser um caso suspeito, mas sei do perigo, pois acompanho as notícias e me preocupo em prevenir”, explicou.
Ações
Para garantir o controle da situação e o não aumento dos casos a Prefeitura tem investido em diversas ações. Além dos ACSs, equipes de diversas secretarias, como o Meio Ambiente, e entidades do município tem se somado a luta. A aplicação de multas também tem sido realizada aos proprietários de terrenos vazios e moradores com caso reincidente de não limpeza.
A conscientização também é incansável. Os agentes têm participado das Feiras do Produtor nos diferentes bairros, além de espaços e eventos com grande aglomeração de pessoas, onde são realizadas panfletagens e orientações à população. Na próxima segunda-feira (13) o trabalho será realizado em frente a BRF (Sadia) e durante a semana os ACEs e ACSs estarão atuando nos Restaurantes Populares (RP).
Orientação
A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Controle e Combate às Endemias orienta a população a manter sempre os quintais limpos, receberem os agentes em sua residência e se possível utilizem repelente. Em casos de suspeita da doença, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e consultar um médico. “É importante beber bastante líquido e nunca se medicar sozinho”, destacou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira.