No início desta semana, a secretária de Política para Mulheres e Juventude de Toledo, Jaqueline Machado, participou em Brasília do Fórum Nacional dos Gestores de Juventude, dentro do III Encontro Nacional dos Municípios com o Desenvolvimento Social. O objetivo foi apresentar a nova dinâmica da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e as propostas para este ano, incluindo a Conferência Nacional de Juventude. Na ocasião, a toledana foi eleita como uma das três representantes da região sul, no Fórum Nacional dos Gestores de Juventude, dentre os 15 integrantes em todo o Brasil.
No primeiro dia os gestores participaram de uma discussão sobre as diretrizes e a perspectiva da Conferência Nacional da Juventude, que ainda não foi lançada oficialmente. Em 2015 o tema será ‘As várias formas de mudar o Brasil’. Serão diversas etapas, sendo que as municipais iniciam em 6 de junho e se estende até o dia 15 de agosto. “Toledo vai realizar a Conferência nesse período e a etapa estadual deve ser realizada até o dia 31 de outubro e a etapa nacional deve acontecer entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro”, explicou Jaqueline ao lembrar que esse foi o primeiro contato dos gestores com o tema da Conferência e com o novo gestor da Juventude Nacional, Gabriel Medina de Toledo.
No segundo dia aconteceu uma audiência com o ministro da Casa Civil, Miguel Rosseto, onde foi entregue um manifesto dos gestores municipais de juventude contra a redução da maioridade penal. “Essa é uma das pautas importantes que vem sendo discutida, que está no congresso e que atinge diretamente a juventude. O posicionamento da Secretaria Nacional da Juventude é construir embasamento para que possamos discutir isso na perspectiva de que essa proposta não é viável e não contribui para o desenvolvimento da juventude brasileira”, finalizou ela.