O secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário, que vistoriou os locais após a ação dos vândalos, disse ser revoltante se deparar com tal situação. “É recurso público investido nestes depósitos, dos cidadãos que pagam seus impostos”. Igor disse que agora a Prefeitura vai realizar a substituição dos contêineres. “Talvez a via tenha que ficar sem os depósitos por alguns dias, já que teremos que verificar a disponibilidade de outros equipamentos”, afirmou.
O custo de cada um dos equipamentos danificados é de aproximadamente R$ 1.200,00. O engenheiro civil da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), Flávio Scherer, afirmou que está é a primeira vez, desde que o municipio adquiriu os contêineres que tantos foram destruídos de uma só vez. “Já havia acontecido em situações isoladas duas vezes. Mas desta forma, com tantos estragos, foi a primeira. Se somarmos os cinco de hoje (sexta-feira, 10) com os anteriores, o custo para o cidadão ultrapassa os R$ 8 mil”, alertou.
Os contêineres amarelos fazem parte da reestruturação do Programa Lixo Útil e foram dispostos após um estudo da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), em locais onde não existe a coleta do porta a porta. Para o prefeito Beto Lunitti a destruição dos depósitos, além de um prejuízo financeiro, vai trazer também mais dificuldades para a distribuição dos contêineres. “Teremos que remanejar recipientes de outros locais para tentar minimizar o impacto na Rui Barbosa e para que a população desta rua não seja prejudicada em sua totalidade”, afirmou.
Beto aproveitou para pedir à comunidade que contribua com o poder público ‘cuidando’ do patrimônio que é de todos. “Não podemos deixar que situações como esta aconteçam. O prejuízo é de todos os contribuintes. Nós precisamos entender que tudo que é comprado ou adquirido pela Prefeitura é de todos”. Beto ainda disse que, em caso de novas ações contra o patrimônio público, a população que acione a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou a Guarda Municipal, no 153.