Professores, acadêmicos de educação física, técnicos de basquete, atletas e interessados participaram, neste final e semana, de um curso gratuito de formação de técnicos e professores de basquetebol em Toledo. O curso foi promovido pela Federação Paranaense de Basketball (FPRB) com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL) e a Nova Liga Oeste de Basquetebol.
Mais de 60 inscritos, inclusive de outras cidades como Xanxerê, Coronel Vivida, Cascavel, Foz do Iguaçu, Palotina e Marechal Cândido Rondon, de Santa Catarina e até da Argentina participaram das atividades com conteúdos práticos e teóricos.
O objetivo da formação, segundo a secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, foi potencializar e otimizar o basquetebol na capacitação de profissionais de educação e esportes para atuação como treinadores das categorias de formação até o alto rendimento. “Foram repassados conhecimentos básicos e aplicados, buscando a qualidade do ensino baseado em sistemas modernos de treinamento tradicional”.
Segundo a presidente da Nova Liga Oeste de Basquetebol, Lourdes Kappes, o curso teve uma aceitação muito boa, considerando o número de participantes. Além disso, para ela, o curso é importante de ser realizado. “Muitos profissionais saem da faculdade com uma bagagem muito superficial do que é o basquetebol. Com esses cursos eles aprendem mais sobre a modalidade, e ainda acabam se tornando profissionais que podem atuar em jogos oficiais e nas escolas”, afirmou, completando que no Paraná ainda existem poucos profissionais que atuam nesta área.
O curso contou com quatro palestras. Uma do professor Fabio Antônio Pellanda, assistente técnico da seleção brasileira sub 18, sobre temas específicos da técnica do basquetebol. Já o professor Cláudio Henrique Lisboa, de Foz do Iguaçu, apresentou temas complementares de iniciação ao basquetebol moderno.
O médico toledano Rafael Cristiano Geiss Santos, que atua em medicina esportiva e possui destaque por atuações como médico das seleções brasileiras de base do Basquetebol brasileiro, palestrou sobre as lesões no esporte.
A pedido dos participantes, a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, falou sobre a gestão e projetos da Secretaria de Esportes e Lazer, para que as ações que acontecem em Toledo fossem levados exemplos para as outras cidades. Marli também comentou sobre a oportunidade do curso. “Este é o primeiro curso do estado nestes moldes, gratuito e com temas específicos da área do basquetebol. Para nos da SMEL, como parceiros, foi importante pois dá opções para nossos profissionais e acadêmicos se atualizarem”, destacou.
Já o presidente da federação paranaense Amarildo Rosa comentou que é de interesse da federação que outras regiões do estado também façam esta parceria.