No sábado (11) foram entregues as obras de revitalização e reurbanização da Rua Carlos Sbaraini. A via é um importante eixo de ligação entre o Jardim Panorama e Panorama II. No local foi realizado o alargamento da pista de rolamento e construídas calçadas com acessibilidade, ciclovia, pontos de ônibus, paisagismo urbano, arborização e ampliada a iluminação pública. A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR) foi a responsável pela execução do projeto, iniciada no segundo semestre de 2014.
Dar mais segurança aos cidadãos que trafegam pelo local diariamente foi o ponto de partida do projeto. Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Antonio Colla Januário, a obra proporciona comodidade aos pedestres e condutores. “Esse é o modelo ideal para todos os aspectos de mobilidade urbana e esta infraestrutura deverá ser adotada em todas as outras vias principais estruturantes [eixos de ligação] que iremos revitalizar no município”. Igor ainda destacou que todos os requisitos de segurança e trafegabilidade foram observados pelos técnicos da Secretaria de Planejamento Estratégico no desenvolvimento do projeto.
O presidente da Câmara Municipal, Ademar Dorfschmidt, afirmou que a preocupação da Prefeitura veio ao encontro dos anseios da comunidade. “Desde o início do processo, com a participação da comunidade na audiência pública, e durante a sua execução, a população do Panorama, Panorama II, Alto Panorama e todos os outros loteamentos aqui próximos torciam para que este dia chegasse”.
Para os moradores da região a mudança melhorou muito a circulação de veículos, bicicletas e pedestres na via. “Antes o asfalto era ruim e estreito. Também tínhamos pouca iluminação tornando perigoso transitar ali à noite. Agora tudo isso muda e já vemos as pessoas usando ali como um espaço para caminhadas no fim de tarde. As famílias estão usufruindo”, destacou Edmar Cordeiro.
A conquista foi enaltecida pelo prefeito Beto Lunitti que parabenizou os moradores por entenderem a necessidade e concordarem com a obra. “Estas intervenções são realizadas pelo poder público com a participação da comunidade através da contribuição de melhoria”. O prefeito toledano ainda disse que conversou com moradores e a aprovação fez com este modelo fosse adotado para outras localidades. “É segura, é bonita e assim será feito na Rua Capitão Leônidas Marques, ligando a Avenida Maripá e o Jardim da Mata”. Beto também citou que serão realizadas obras na Avenida Senador Atílio Fontana, entre a rotatória da Avenida Egydio Munaretto e o Jardim Belo Horizonte, na Avenida Maripá e em outras vias do município. “Também realizaremos obras na Félix da Cunha, no Jardim Europa, e Laurindo Monterle, no Jardim Coopagro”, concluiu. O vice-prefeito Adelar ‘Pelanka’ Holsbach também participou da cerimônia.
Investimentos na via
Os trabalhos aconteceram em uma extensão de 1.180 metros entre as ruas Mário Fontana e Senador Atílio Fontana. O investimento foi de aproximadamente R$ 1,3 milhão, proveniente da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), por meio do Programa de Desenvolvimento Ambiental Sustentável de Toledo, sendo que R$ 927 mil foram lançadas como contribuição de melhoria por parte do município.
A revitalização da Carlos Sbaraini era uma reivindicação antiga dos moradores daquela região. As discussões foram iniciadas ainda em 2013 quando técnicos e servidores participaram de uma reunião com a população. O diretor de Planejamento Urbano da Secretaria do Planejamento Estratégico, Gilberto Augusto Chmulek, lembrou que a via era estreita e tinha pouca iluminação, além de não possuir ciclovia e passeios. “A nossa principal preocupação era dar trafegabilidade e segurança aos moradores”, afirmou.
Com a remodelação, a rua agora conta com estacionamento e duas pistas de rolamento. A via recebeu nova pavimentação, recuos, ciclovia compartilhada com o passeio em paver tátil, iluminação baixa e alta, abrigos para ponto de ônibus, arborização, entre outras intervenções necessárias. Outra mudança que fez parte do projeto foi a retirada da arborização e o plantio de novas mudas seguindo a regulamentação do Plano Municipal de Arborização Urbana de Toledo (PMAUT).