Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Nova diretoria da ACIT toma posse e cerimônia enfatiza a conjuntura e o ambiente para os negócios

A cerimônia de posse da nova diretora da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) enalteceu a importância da entidade frente ao município, assim como reafirmou o compromisso da Administração Municipal na gestão de políticas públicas que promovam o desenvolvimento e por consequência de um ambiente favorável ao empreendedorismo e do associativismo. Na cerimônia que deu posse ao empresário Danilo Gass como presidente e de seu vice Flávio Furlan, o prefeito Beto Lunitti destacou o trabalho realizado pela entidade enquanto agente para o desenvolvimento do município. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (10), no Olinda Park Hotel, e reuniu diversas autoridades, liderança e empresários da cidade.

 

13/04/2015 - 22:08


O presidente empossado, Danilo Gass, salientou sua trajetória junto à entidade e agradeceu a confiança que lhe conferida para dirigir uma das mais importantes entidades do município de Toledo. “Conheço os problemas e também as soluções que a entidade tem e por tudo isso, posso afirmar, me sinto preparado para assumir a grande responsabilidade de ser presidente desta importante entidade. Agradeço aos diretores, conselheiros que aceitaram o convite e junto conosco conduzirão a ACIT até o próximo ano”. Danilo frisou que atualmente a entidade conta com 2950 empresas associadas o que projeta a ACIT como a 5° maior Associação Comercial do Paraná. “É uma das primeiras em percentual do Brasil, ou seja, temos 45% das empresas formais de Toledo associadas à ACIT, esse número é muito representativo porque na média nacional não passa de 10% a 15%. Outro número que vale a pena registrar, que no segmento da indústria, do comércio, da prestação de serviço, mais de 90% do PIB de Toledo é sócio da ACIT”, destacou o novo presidente da ACIT. 

Danilo Gass também salientou uma realidade a ser enfrentada como a “mortalidade das micro e pequenas empresas”. Segundo Gass, dados do SEBRAE apontam que as micro e pequenas empresas representam 20% do PIB “e são uma fonte inesgotável de bons exemplos do que é possível fazer pelo progresso deste país que é um dos mais empreendedores do mundo, assim nossas ações serão pensadas e trabalhadas com muito carinho em prol das micro e pequenas empresas, intensificando o que já vem ocorrendo nos últimos anos”. Danilo lembrou sobre a ação do Escritório de Compras – uma parceria com o SEBRAE e Prefeitura – o primeiro do Brasil. “É uma oportunidade para todas as nossas empresas, uma vez que Toledo possui um potencial de cerca de R$ 150 milhões de compra desses órgãos governamentais. Com isso as micro e pequenas empresas têm grande oportunidade de venda para estes órgãos, pois conforme a Lei complementar N°147, destes valores terão que ser adquiridos das micro e pequenas empresas 25%”.

O prefeito Beto Lunitti parabenizou o ex-presidente Luiz Eduardo Guaraná pela sua atuação a frente da entidade e também todos os ex-presidentes que já passaram pela entidade e o novo presidente Danilo Gass. “Sucesso na empreitada e eu como prefeito desejo que a conexão desta instituição que ajuda no debate, na construção de objetivos para a nossa cidade, para a região, para o Paraná, seja cada vez mais próxima do poder público”, disse Beto Lunitti.  O prefeito destacou em seu discurso que a ACIT cumpre um papel histórico como instituição tencionadora e construtiva dos interesses comuns e principalmente dos interesses econômicos, além, de promover o debate constante da nova realidade que se impõem às economias mundiais e em Toledo.

Beto destacou também que dentro do contexto empresarial cabe ao Poder Executivo proporcionar um ambiente favorável para o seu desenvolvimento. “Cabe ao Executivo construir um ambiente favorável para os investimentos e é nesse propósito que nós estabelecemos a partir de janeiro de 2013 esta conexão com o empresariado e estamos trabalhando em questões macro que promovam o desenvolvimento do nosso município”. Nesse sentido o prefeito apontou ações que a Administração concretizou e que impactam no desenvolvimento do município e também região Oeste como a conquista do Campus da Universidade Federal do Paraná com o curso de Medicina, a reclassificação do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho que permite o pouso de grandes aeronaves, a aprovação do projeto da BR-163 que foi aprovado pelo DNIT em sua integra e que permitirá a implantação de viadutos de acesso e vias perimetrais; assim como a Revisão do Plano Diretor que estabelece diretrizes da expansão do município e a ocupação do solo. “Nós temos também por principio de gestão a busca de um ambiente favorável ao desenvolvimento do nosso município e também região. São os objetivos macro, como é o caso que envolve a bandeira de todos os empresários: o aeroporto. Estamos no programa de aviação regional brasileira, temos a garantia dos investimentos, mas temos algo de novo agora com a reclassificação da pista e a possibilidade agora de receber aeronaves maiores nos próximos meses”, comentou o prefeito.

Sobre a conquista do Curso de Medicina pela UFPR, o prefeito destacou ainda que cada prefeito a seu tempo contribuiu para o desenvolvimento do município. “Corazza pela presença da Unipar, Derli Donin marcou pela presença da PUC, Schiavinatto marcou pela presença, junto com o deputado Colombo da UTFPR, Beto Lunitti, Pelanka e o governo marca junto com o Welter a vinda da UFPR. Isso é fundamental para o fortalecimento do pólo universitário”. Beto também destacou a importância das questões dos modais de transporte. “Para nós a duplicação de uma rodovia não se estabelece apenas pelo ordenamento de tráfego rodoviário, ou o tráfego humano. Se estabelece, principalmente neste município, uma grande oportunidade de vislumbrarmos novas possibilidades de espaço territorial para crescimento nas áreas de habitação, de indústrias, de serviços e de alta tecnologia. Por isso entendemos neste propósito e mostramos um projeto ao DNIT que foi aprovado em sua integra e aqui teremos os viadutos, as vias perimetrais”.

Planejando o Futuro: Toledo 2050

O prefeito destacou que a Administração está cumprindo com o papel de engajar-se no processo de construção do presente e do futuro. “Por isso adiantamos a revisão do Plano Diretor. Por isso uma equipe de servidores e a sociedade organizada que a própria ACIT tem cadeira nessa comissão, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, as universidades trabalharam com afinco durante um ano de estudos, de aprofundamento legislativo, de correções de rumo e estabeleceram uma primeira fase do Plano Diretor”, disse o prefeito que informou ainda que a partir de maio será estabelecida a segunda fase do Plano Diretor e se colocará em pauta o plano do futuro: Toledo 2050.  O prefeito explicou que o plano Toledo 2050 “não ficará entre quatro paredes e sim será franqueado a toda a população. “Nós teremos o endereço na Avenida Guarani, uma casa onde as pessoas, os empreendedores e aqueles que desejam ver esse município crescer terão total e pleno acesso, por exemplo, a expansão urbana, as grandes vias que serão produzidas”, afirmou o prefeito. Beto disse ainda que Toledo 2050 é pensar o município com um novo olhar. “Pensar o município de Toledo é pensar que a ACIT, a Caciopar e os organizamos vivos desta sociedade estejam em consonância e coletivamente decidindo o futuro desta terra.  A partir de maio isso tudo estará em franco desenvolvimento e queremos fazer o lançamento deste programa – Toledo 2050”, declarou o prefeito Beto Lunitti.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px