Os grãos da Chia podem ser incluídos em pães, bolos, sopas e saladas. Também podem ser polvilhados em cereais, iogurtes e frutas picadas.
Por ser considerada como fonte de proteínas, fibras, ácidos graxos, vitaminas do complexo B e minerais, a Chia ganhou atenção no mundo inteiro. Originário do México e da Colômbia, o grão da Chia já fazia parte do cardápio de ancestrais há séculos e assim que chegou ao Brasil, entrou na dieta das pessoas preocupadas com a boa forma física e a perda de peso.
Entre os diversos benefícios da Chia, vale destacar o auxílio no controle do Diabetes, possível graças ao alto teor de fibras. De acordo com publicações de 2009 na revista British Journal of Nutrition, uma dieta com Chia influencia positivamente na melhora da resistência à insulina, o que é imprescindível no controle do Diabetes. Segundo a nutricionista da Unimed Costa Oeste, Michelle Carpiné Ost, as fibras presentes na Chia ajudam a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina. “Isso torna mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino e assim, mantém a glicemia controlada”, complementa.
Além disso, os benefícios contemplam ainda: ação antioxidante, combatendo os radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, ação anti-inflamatória, é aliada dos processos de emagrecimento e manutenção do peso, combate a constipação, auxilia no controle da pressão arterial, reduz o risco de doenças cardiovasculares e melhora o rendimento dos atletas.
Na região
A Chia pode ser encontrada em diversas casas de produtos naturais, além de farmácias de manipulação. Porém, para os moradores do oeste do Paraná, a boa notícia é que na região já houveram plantações de Chia – tanto em Toledo como em Marechal Cândido Rondon, o que pode facilitar o acesso as sementes.
Em outono do ano passado, foram 110 hectares de Chia, somente em uma das propriedades de Toledo que fizeram a plantação. Agora é aguardar para saber se neste ano, haverão novas lavouras de Chia.
Como consumir
Os grãos da Chia podem ser incluídos em pães, bolos, sopas e saladas. Também podem ser polvilhados em cereais, iogurtes e frutas picadas. Quem preferir pode misturar as sementes em bebidas como água e suco. A nutricionista complementa que a Chia pode ser encontrada na forma de óleo e farinha, além de flocos e capsulas.
Tabela nutricional - Porção de 25 gramas de Chia
Proteínas - 4,14 g
Gorduras - 7,69 g
Gorduras Saturadas - 0,833 g
Gorduras Monoinsaturadas - 0,577 g
Gorduras Poli-insaturadas - 5,917
Fibras - 8,6 g
Cálcio - 158 mg
Fósforo - 215 mg
Magnésio - 84 mg
Potássio - 112 mg
Ferro - 1,93 mg
Zinco - 1,15 mg
Vitamina A - 14 UI
Vitamina B1 - 0,155 mg
Vitamina B2 - 0,042 mg
Vitamina B3 - 2,208 mg
Carboidratos - 10,53 g
Calorias - 122 Kcal