Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Mobilizações contra a Dengue têm foco na conscientização em Toledo

As atividades se concentraram na BRF, onde há um grande fluxo de pessoas.

14/04/2015 - 17:09


Para garantir o controle da situação e o não aumento dos casos de Dengue em Toledo, a Prefeitura tem investido na conscientização. Na segunda-feira (13) as atividades se concentraram na BRF, onde há um grande fluxo de pessoas.  No local, a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias realizou panfletagens e ações lúdicas com fantasia do mosquito da dengue, a fim de alertar os toledanos sobre os riscos da doença e as formas de prevenção.

Além desta ação, mobilizações de conscientização acontecem nas feiras do produtor, Restaurantes Populares (RP’s) e locais com aglomeração de pessoas. Para ampliar ainda mais a atuação, a Secretaria de Saúde conta com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) que atuam em parceria com os Agentes de Combate às Endemias (ACE’s). Também se somam a luta equipes de diversas secretarias, como o Meio Ambiente, e entidades do município.

Segundo o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, o trabalho intersetorial é fundamental. “Desta forma conseguimos atingir um número maior de pessoas. Na BRF, por exemplo, realizamos ações internas e externas. Estamos trabalhando incessantemente, mas sem a colaboração da população não teremos bons resultados, por isso a conscientização é o foco”.  

Com 120 casos confirmados da doença, a Prefeitura segue com as atividades de combate, como bloqueios químicos e mecânicos, além do Mutirão de Limpeza. A aplicação de multas também tem sido realizada aos proprietários de terrenos vazios e moradores com caso reincidente de não limpeza. 

Orientação

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Controle e Combate às Endemias orienta a população a manter sempre os quintais limpos, receberem os agentes em sua residência e se possível utilizem repelente. Em casos de suspeita da doença, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e consultar um médico. “É importante beber bastante líquido e nunca se medicar sozinho”, destacou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira.

Anuncio gene 2