Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Programa da Itaipu desenvolvido em parceria com municípios recebe prêmio da ONU

Em agradecimento pela parceria com o programa, a Itaipu Binacional enviou uma mensagem de reconhecimento à Prefeitura de Toledo

14/04/2015 - 17:12


O Programa Cultivando Água Boa (CAB) foi escolhido recentemente pela ONU como melhor prática de gestão da Água. Em agradecimento pela parceria com o programa, a Itaipu Binacional enviou uma mensagem de reconhecimento à Prefeitura de Toledo. A entrega do Prêmio UN-WATER Best Practices Award 2015 foi realizada no dia 30 de março na sede da ONU em Nova Iorque.

O prêmio veio em função de sua gestão sustentável de longo prazo dos recursos hídricos. Assim como, pela contribuição ao alcance das Metas contidas nos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio e da Agenda 21 e na articulação dos nexos Água, Energia e Alimento. Segundo o prefeito Beto Lunitti, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvimento. “O programa é transformador em todos os municípios parceiros, inclusive em Toledo, que apesar de não ser lindeiros também conta com desafios nas questões que envolvem o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental e a preservação”, comentou.

Em Toledo, o CAB desenvolve diversas ações de parceria com a Prefeitura, como a ‘Expedição do Rio São Francisco – Um caminho que vai além do leito do rio’, realizado no ano passado com foco na educação ambiental. A Prefeitura ainda mantém convênio com a Itaipu Binacional para garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida ao homem do campo toledano, por meio do Projeto do Solo Brita. “Com isso a Itaipu Binacional nos auxilia, por meio da manutenção adequada das estradas rurais, a evitar casos de assoreamento das sangas e rios e fomenta a preservação do meio ambiente, enquanto a Prefeitura melhora as condições de escoamento da produção agropecuária e a qualidade de vida dos moradores do interior”, explicou o secretário de Infraestrutura Rural de Toledo, Lídio Michels.

Além das melhorias em estradas rurais, o convênio prevê outras ações, como a distribuição de abastecedores comunitários para pulverizadores dos produtores rurais. “Dessa forma eles evitam o abastecimento nos rios, ou em local indevido que possam vir a poluir o meio ambiente”, comentou ao destacar que para 2015 deverão ser distribuídos em Toledo ao menos quatro abastecedores.

Prêmio

O Prêmio, criado em 2010, é organizado e coordenado pelas Nações Unidas via Escritório das Nações Unidas de Apoio ao Decênio Internacional para a Ação “Água, fonte de vida” 2005-2015 para a Promoção e a Comunicação no marco de Decênio (UNW-DPAC) e o Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos (WWAP). A premiação é concedida em duas categorias: A) às “Melhores práticas em gestão da água” e B) “Melhores práticas de participação pública, educativas, de comunicação e/ou de sensibilização”. O Cultivando Água Boa foi o escolhido na categoria A.

Anuncio gene 2