O município de Toledo foi escolhido para sediar o primeiro Fórum de Bem Estar Animal e Lei da Integração, que tem o intuito de debater temas da cadeia produtiva de suínos. O evento acontecerá na quarta-feira (16), no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico, a partir das 13h30, e deverá reunir produtores, profissionais do setor e parceiros para abordar temas relacionados às boas práticas agropecuárias e legislações relacionadas à criação de suínos. A iniciativa é da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com Associação Paranaense de Suinocultores (APS) e Sebrae Nacional, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Toledo é o principal produtor de suínos do estado do Paraná, com uma produção acima de 1,5 milhões de cabeças por dia. “Este evento é interessante para uma maior qualificação do suinocultor, para que possa desenvolver a cadeia produtiva de Toledo” comentou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza. Atualmente, o município tem aproximadamente 800 suinocultores, que produzem para diversas integradoras da região.
Segundo o presidente da APS, Jacir Dariva, a temática do Fórum de Toledo é de extrema importância para a suinocultura paranaense, onde a maioria dos produtores atua no sistema integrado. “Justamente por isso, um dos destaques do evento será o debate em torno da futura Lei de Integração. A intenção é incentivar os produtores a começarem a colocar em prática algumas prerrogativas da lei, como a criação da Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADEC) em cada uma das unidades integradoras para defender os interesses dos produtores na relação com a agroindústria”, destacou Jacir.
Além do projeto que trata da Integração, a palestra também falará do comodato e da atividade independente. “Diante de tudo o que está acontecendo e o que virá nos próximos anos, o produtor precisa estar atualizado para atender este mercado em constante crescimento” ressaltou o presidente. A inscrição para o evento é gratuita e os interessados podem entrar em contato com a APS, ou fazer a inscrição no dia e local antes do evento.
O evento contará ainda com o debate sobre o bem-estar animal, que explorará informações para que o produtor brasileiro possa avaliar qual o modelo mais adequado à sua realidade e quais as políticas públicas existentes para implantar ações e práticas de bem-estar em sua propriedade, e encerra com uma palestra sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), que apresentará ações da entidade para o crescimento da atividade e sustentabilidade da cadeia. “Esse Fundo, além de potencializar as ações de marketing e mercado em prol do aumento do consumo de carne suína no país, também tem como objetivo levar auxílio técnico e especializado às CADEC’s constituídas e, assim, ampliar a representação política dos suinocultores juntos aos órgãos reguladores do setor, contribuindo para a expansão de mercados e segurança à cadeia suinícola” concluiu Jacir Dariva.