No dia 28 de abril é comemorado o Dia Mundial do Sorriso. Para celebrar a data, acontece neste dia, mais uma etapa do Projeto Dentistas do Bem em Toledo. A ação contempla a triagem e a oferta de atendimento gratuito a crianças e adolescentes com idade entre 11 e 17 anos, que não possuem condições de pagar pelo tratamento odontológico.
A triagem – que consiste em exame clínico – acontecerá das 7h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h, nos Centros da Juventude Márcio Antônio Bombardelli, no Jardim Europa, e Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro. Após, os selecionados receberão atendimento e acompanhamento nos consultórios dos profissionais que atuam no projeto.
De acordo com a dentista da Secretaria de Saúde, Sônia Bisognin, para participar é necessário retirar a autorização nos Centros da Juventude ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, durante os dias que antecedem a ação. “Além da triagem, a Secretaria de Saúde também estará desenvolvendo atividades de prevenção com as crianças e adolescentes nos CJU’s no dia da seleção”, completou.
Em Toledo
No município, cerca de 20 profissionais são voluntários no projeto, que é coordenado por Mônica Takemura e Wellinton Luís dos Santos. Estes dentistas já atendem 15 adolescentes desde o ano passado, quando a ação iniciou em Toledo. Eles foram selecionados a partir da triagem que ocorreu na Casa de Maria e na Ação Social São Vicente de Paula e recebem atendimento de acordo com as necessidades individuais, que podem contemplar uma simples cárie, canais e aparelhos ortodônticos.
O projeto
O projeto Dentistas do Bem ocorre atualmente em 12 países. São mais de 15 mil profissionais da área odontológica envolvidos, que já atenderam mais de 50 mil crianças e adolescentes carentes. A ação é realizada pela Turma do Bem (TdB), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre o aspecto bucal, além da postura da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. No Brasil o projeto chega atualmente a 1.300 municípios. Os passos para realização do projeto contemplam a triagem e o envio dos cadastros feitos no dia da seleção, para a central do programa, localizada em São Paulo. Lá é que são escolhidos os beneficiados.