Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Toledo prepara 2º Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

O tema para este ano é ‘Comida de Verdade no Campo e na Cidade por Direitos e Soberania Alimentar’

15/04/2015 - 17:18


Para discutir a segurança alimentar, em junho acontece em Toledo a 2º Conferência Municipal de Segurança Alimentar a Nutricional. O evento será realizado no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro. O tema para este ano é ‘Comida de Verdade no Campo e na Cidade por Direitos e Soberania Alimentar’. A ação contará com palestras de profissionais na área da nutrição.

Podem participar da conferência todas as entidades ligadas à segurança alimentar do município, sociedade organizada, usuários dos Restaurantes Populares, distribuidores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Municipal e Federal, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), grupos de idosos, Pastoral da Criança, entre outros. “É interessante que participem todos aqueles que estão ligados com a aquisição e distribuição de alimentos do município”, comentou o diretor da Cozinha Social, Luiz Bazei.

Segundo ele, a intenção do evento é discutir com a comunidade local a importância de uma alimentação saudável e adequada. “As pessoas que usufruem dos alimentos distribuídos pela Cozinha Social e outras instituição do poder público que disponibilizam os alimentos terão uma visão mais ampla da alimentação saudável e segura”, disse.

O presidente do COMSEA e organizador do evento, Artulino Hesper, afirmou que a atividade mostra a preocupação do município com a melhor alimentação da população. “A importância da atividade é com relação a melhorias na segurança alimentar e nutricional do município, visando uma melhor qualidade de vida para todos”, expôs.

Para conversar com os participantes, irá até a conferência a doutora em segurança alimentar e nutricionista Silvia do Amaral Rigon, o representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Irio Luiz Conti, e o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnaldo Anacleto de Campos. “Eles conversarão com os participantes dando exemplo e explanando uma visão geral e também aplicada no município sobre a segurança alimentar”, contou Bazei.

As inscrições podem ser feitas com representantes do COMSEA a e na Cozinha Social até o dia do evento. “A participação é gratuita”, finalizou o diretor.

Assinatura convênio

Além disso, na Conferência ainda será assinado o convênio para a compra direta da agricultura familiar, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Lei 2186/2014

Em dezembro de 2014 o prefeito Beto Lunitti sancionou a Lei N° 2186/2014, que cria os componentes do município de Toledo do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e define os parâmetros para elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “A medida está em consonância com a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) de forma que possibilita ao município receber recursos do Governo Estadual e Governo Federal”, explicou o secretário de Administração, Amauri Linke.

Na assinatura da Lei, o prefeito Beto Lunitti destacou que a alimentação adequada é um direito primordial do ser humano. “Cabe ao poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para respeitar, proteger, promover e prover o direito humano à alimentação adequada e segurança alimentar e Nutricional de toda a população”, disse.

Anuncio gene 2