A manhã da quarta-feira (15) foi animada para os grupos de Idosos dos Bairros Rossoni, Industrial, Operária (Grupo São José), Independência, Maracanã, Concórdia, Carelli e Jardim Porto Alegre (Frei Alceu). Todos eles se reuniram no Parque Urbano Frei Alceu Richetti, no Jardim Porto Alegre, para a 2ª Caminhada da Saúde. Aproximadamente 200 pessoas participaram da atividade realizada pelo Setor do Idoso em Movimento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) em parceria com o Supermercado Primato.
Segundo a coordenadora do Setor Idoso em Movimento, Márcia Spies, o objetivo do evento é fazer uso dos espaços públicos do municipio, descentralizando a prática de atividades físicas e, por conseguinte, melhorando a saúde dos participantes. Marcia disse que o projeto é importante. “É um momento para refletir sobre a qualidade da nossa saúde. Eventos como esse promovem a qualidade de vida dos nossos idosos e ainda promove a integração dos representantes da terceira idade. Esse é o objetivo do projeto Idoso em Movimento, que rege todos os nossos eventos”, pontuou.
O evento foi bem aceito pelos integrantes dos grupos de idosos. Albani Cavalli, do Grupo Frei Alceu, do Jardim Porto Alegre, elogiou a atuação do Setor Idoso em Movimento. “Todos aqui buscam o mesmo resultado que é a saúde. Toda a oportunidade que nos é dada nesse sentido deve ser incentivada e elogiada. Além disso, tem a interação com as outras pessoas e a diversão que isto promove”, comentou.
O Supermercado Primato colaborou na doação de frutas para o lanche dos idosos e vale compras para serem sorteados entre os integrantes o evento. Um dos seus diretores, Flávio José da Silva, disse que o Idoso em Movimento é um projeto muito bem visto pela rede. “Estamos sempre incentivando e colaborando, pois são os idosos que nos fizeram chegar aonde chegamos e desenvolver nosso município, portanto eles merecem atenção”, concluiu.
O evento ainda contou com o apoio da Secretaria de Saúde, por meio dos servidores municipais da Unidade Básica de Saúde do Jardim Porto Alegre, que realizaram a aferição da pressão arterial e índice de glicemia dos idosos, da Secretaria de Comunicação Social e da Cozinha Social.