A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Habitação e Urbanismo, realizou a entrega de 60 mudas de árvores frutíferas à população toledana. Na quarta-feira (15), o Jardim Panorama recebeu 30 mudas. Já na quinta-feira (16), a distribuição de mais 30, foi no Jardim São Francisco.
As mudas são de lichia, acerola e manga. A escolha destas espécies, segundo a responsável pelo NASF, Liane Terezinha Szathowski, foi feita pensando na saúde das pessoas. “Essas espécies são ricas em Vitamina C, entre outras vitaminas, que são auxiliares na prevenção de diversas doenças. Além disso, por meio deste trabalho também conseguimos tratar de alimentação saudável e qualidade de vida”, explicou.
Além da entrega das mudas, o coordenador de paisagismo, Luiz Claudio Belotto, demonstrou como as mudas devem ser plantadas em casa da forma correta. Dicas de como mantê-las também foram dadas.
Escolha dos beneficiados
As pessoas que receberam as mudas foram pré-selecionadas, por meio de um trabalho realizado nos bairros com os agentes comunitários de saúde. Eles visitaram as residências dos interessados para averiguação do espaço e da disponibilidade para os cuidados necessários com as mudas. O senhor Cacildo Bugler, de 70 anos e morador do Jardim Panorama, levou para casa uma muda de lichia. “Eles visitaram minha casa e verificaram que tenho espaço para cuidar da planta. Além disso, moro sozinho e a nova muda também será uma companhia pra mim agora”, disse Cacildo.
Já no Jardim São Francisco, dona Alberica de Lima Oliveira, de 66 anos, já está ansiosa para que sua nova árvore de frutos. “Ainda não conheço a lichia. Ouvi dizer que é uma fruta muito boa além de fazer bem para a saúde. Vou cuidar bem dela para que logo venham as frutinhas”, contou Alberica. “Ao retirarem as mudas, a população assinou um termo de responsabilidade em que se comprometem a cuidar das plantas. Os agentes comunitários que já estão regularmente nos bairros é que irão fazer essa fiscalização”, finalizou a responsável pelo NASF, Liane.