Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Toledo recebe fórum para debater sobre cadeia produtiva de suínos

O evento reuniu produtores, profissionais do setor e parceiros para abordar temas relacionados às boas práticas agropecuárias e legislações relacionadas à suinocultura

16/04/2015 - 17:37


Nesta quinta-feira (16), o município de Toledo sediou o Fórum de Bem Estar Animal e Lei da Integração, realizado no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico. Na ocasião foram debatidos temas da cadeia produtiva de suínos. A iniciativa foi da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com Associação Paranaense de Suinocultores (APS) e Sebrae Nacional, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A ocasião reuniu produtores, profissionais do setor e parceiros para abordar temas relacionados às boas práticas agropecuárias e legislações relacionadas à criação de suínos. Um dos destaques do evento foi o debate em torno da futura Lei de Integração. “A intenção é incentivar os produtores a começarem a colocar em prática algumas prerrogativas da lei, como a criação da Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADEC) em cada uma das unidades integradoras para defender os interesses dos produtores na relação com a agroindústria” destacou o presidente da APS, Jalcir Dariva. Atualmente, o município tem cerca de 800 suinocultores, que produzem para diversas integradoras da região.

Para o prefeito Beto Lunitti, a suinocultura é o setor primordial entre as riquezas do município. “Sempre estamos com olhos bem abertos para o setor produtivo rural, e ainda temos muito a fazer a favor da suinocultura, que contribui bastante para a economia do nosso município” declarou Beto, que ainda falou sobre um projeto econômico através dos suínos. “Estamos buscando gerar energia por meio dos dejetos suínos, através do biogás. Isso ajudará muito a economia de Toledo” relatou.

No evento ainda houve palestras e debates sobre o bem-estar animal, para que o suinocultor possa avaliar qual o modelo mais adequado à sua realidade e quais as políticas públicas existentes para implantar ações e práticas de bem-estar em sua propriedade, e encerrou com uma palestra sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), que apresentou ações da entidade para o crescimento da atividade e sustentabilidade da cadeia.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, Toledo produz acima de 1,5 milhões de cabeças por dia. “Como Toledo é o maior produtor suíno do Paraná, este evento serviu para uma maior qualificação do suinocultor, para que possa desenvolver a cadeia produtiva de Toledo” comentou.

Para finalizar, Beto agradeceu a participação dos suinocultores. “Ter um evento deste em nossa região é de suma importância. Nós somos um pólo da suinocultura no Oeste e no estado do Paraná, e a presença de vocês é importante para desenvolvermos cada vez mais a nossa região. Vocês fazem parta da massa crítica que permitem o crescimento do nosso município” concluiu o prefeito.

Anuncio gene 2