Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Unidade de Recebimento de Leite em Dez de Maio está com estrutura pronta

A Unidade é destinada para produtores e empresários interessados na utilização para recebimento e padronização de leite

17/04/2015 - 17:07


A Unidade de Recebimento de Leite em Dez de Maio já está em sendo concluída. A estrutura já está pronta, agora basta apenas à instalação dos equipamentos e vistoria da Caixa Econômica Federal (CEF). Após a finalização, a Prefeitura de Toledo fará a licitação para a administração do local. A Unidade é destinada para produtores e empresários interessados na utilização para recebimento e padronização de leite, com uma capacidade de armazenar e distribuir 25 mil litros por dia.

O diretor de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo (DESECO), Jozimar Polasso, contou que os equipamentos, recebidos estas semanas, já foram encaminhados até a Unidade. “A previsão é que eles sejam instalados já na semana que vem, vamos solicitar a vistoria da Caixa para a liberação. Assim que tudo estiver certo, vamos fazer a licitação para contratação de uma empresa para administrar o local”. Polasso explicou ainda que a DESECO está trabalhando para que tudo se desenrole o mais  rápido possível.

O secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento e responsável pela DESECO, José Augusto de Souza, disse que a unidade atenderá os produtores que hoje entregam o leite naquela região. “Essa plataforma foi concebida para transporte de leite, só para receber o leite, homogeneizar e passar para grandes compradores”. José Augusto ainda informou que qualquer pessoa ou empresário que tem o interesse de utilizar a unidade poderá, seja para comprar leite na região ou para produção local ou fora do município.

Programa de Melhoramento Genético

A construção da Unidade de Recebimento de Leite, em Dez de Maio, vem ao encontro da proposta do Governo Municipal de ampliar a bovinocultura de leite. Outra ação foi a ampliação, pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Programa de Melhoramento Genético da Bovinocultura de Leite, por meio da distribuição de sêmen, nitrogênio e botijões para armazenagem de material genético.

Dentro desta proposta, na próxima quarta-feira (12), às 09h, no Centro de Eventos Ismael Sperafico acontecerá a entrega de 12 mil doses de sêmen das raças Holandesa e Jersey. A distribuição será feita para mais de 450 produtores cadastrados. Esta é a primeira etapa e o repasse será realizado novamente em agosto. De acordo com a diretora de Desenvolvimento Agropecuário, Geni Serafin, a ação é uma forma de desenvolver a pecuária leiteira no município. “Com o aumento da produção de leite, aumenta também o desenvolvimento do município e da agricultura”.

Um diferencial para este ano, segundo a diretora, é que o atendimento será feito para 100% dos animais que estão cadastrados no Programa. “Antes, o atendimento era para 20 ou 30% dos animais. Agora, ele passará a ser para todos eles”. Outra novidade para esta entrega, é que os responsáveis pelas empresas vencedoras do processo licitatório da entrega do sêmen estarão presentes. “Eles irão apresentar os touros para os produtores. Além disso, os bovinocultores ainda poderão tirar as dúvidas que tem em relação ao animal ou ao sêmen diretamente com o distribuidor”.

Na ocasião ainda será feita a entrega de nitrogênio para os produtores que precisarem fazer a recarga.

Anuncio gene 2