Entre as melhorias promovidas pelo Programa Cidades Digitais, do Governo Federal, em Toledo está à ampliação da democratização do acesso a internet no município. Além dos 18 Pontos de Acesso Governo (PAG), o programa prevê ainda quatro Pontos de Acesso Público (PAP’s), que já estão em funcionamento.
Os PAP’s estão disponíveis no Parque Ecológico Diva Paim Barth, na Praça Willy Barth com extensão para o Centro Cultural Oscar Silva, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer e no Ginásio de Esportes Alcides Pan. Nesses locais a população pode utilizar a internet para pesquisa, trabalho e redes sociais, por exemplo, de forma totalmente gratuita.
Segundo o diretor do Departamento de Informática da Secretaria de Administração, Robson Vozniaki, a população ganha na qualificação e agilidade do atendimento, mas também na facilidade de acesso a internet de qualidade. “Queremos democratizar o acesso e garantir serviços de qualidade para os toledanos”, comentou Vozniaki ao lembrar que um sistema de cadastro de usuários do PAP está em desenvolvimento.
O prefeito Beto Lunitti destacou que com a promoção da inclusão digital o Governo Municipal pretende fortalecer a inclusão social. “Esse benefício do Cidades Digitais, assim como os demais, abre espaço para novos projetos que melhorem a vida dos nossos cidadãos, por isso, a partir dos PAP’s queremos promover outras ações e ferramentas para a ampliação da inclusão digital”, garantiu ele.
Robson Neuberger vai ao Parque Ecológico Diva Paim Barth diariamente para se exercitar. Segundo ele, o ponto de acesso gratuito do Cidades Digitais tornou a rotina mais prazerosa. “A internet é muito boa, bem rápida. Frequento diariamente o Parque e antes de ter internet era muito sem graça, porque era um momento de isolamento virtual. Agora eu posso fazer atividades físicas e ao mesmo tempo estar conectado nas redes sociais e sem custos”, comentou.
Histórico
Após uma parceria de mais de dois anos entre o Governo Municipal e o Ministério das Comunicações, Toledo lançou oficialmente no último mês o Programa Cidades Digitais. O município foi um dos 80 selecionadas para o projeto piloto do Governo Federal. Informatização, economia aos cofres públicos e acesso de qualidade à população são apenas alguns dos benefícios oferecidos pelo programa, que já garantiu 14 quilômetros de fibra óptica para interligação de 18 prédios públicos no município.