Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Servidores das universidades estaduais do Paraná participarão de audiência na Alep sobre ParanáPrevidência

O principal motivo para a retomada da greve é o PL252/2015, que tira diversos direitos dos servidores estaduais

20/04/2015 - 16:33


Professores e funcionários das universidades estaduais do Paraná participarão, na quarta-feira (22), da audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O motivo é o Projeto de Lei 252/2015 que está em tramitação na Casa sobre o Fundo Previdenciário dos servidores. Em decorrência do PL, a Universidade Estadual Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) já realizaram assembleia para paralisação das atividades a partir do dia 22.

A decisão de voltar com a greve veio por cocenso das seções sindicais do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) do Paraná. A reunião que decidiu a volta da greve aconteceu em Curitiba, no sábado (18). As universidades de Maringá (UEM), Guarapuava (Unicentro) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar) farão assembleia ainda nesta semana sobre a greve.

O principal motivo para a retomada da paralisação é o PL252/2015, que diminui a vida do Fundo Previdenciário de 57 para 29 anos, e impõe discussão sobre a criação de Fundo de Pensão Complementar. Na última greve, que aconteceu em fevereiro deste ano, o Governo do Estado havia se comprometido com os servidores a encaminhar um novo projeto sobre a Previdência Social dos servidores com o único objetivo de corrigir déficit em um de seus fundos, e segundo eles não foi o que aconteceu.

Na última quinta-feira (16), o Sindicato dos Docentes da Unioeste (Adunioeste) enviou uma carta explicando o motivo da retomada da greve, e também os pontos em que são contrários ao novo projeto do ParanáPrevidência apresentado pelo governo do Estado.

Atividades

23/04 (quinta-feira)
- Indicativo de data para reunião com a Frente Parlamentar de Defesa das Universidades Estaduais em Curitiba;
- Indicativo de data para reunião com a OAB-Seção do Paraná, para discutir Ação Judicial que garanta o direito à realização de Auditoria do Sistema Previdenciário, desde o IPE, com foco no aporte do Estado;
- Indicativo de data para Audiência com o líder do governo, Deputado Romanelli para tratar da reivindicação do movimento grevista.
24/04 (sexta-feira)
- Ato político na Assembleia Legislativa, pela rejeição do PL 252/2015;
- Reunião das Seções Sindicais para planejamento das atividades da semana seguinte

Anuncio gene 2