Os membros do Conselho Municipal dos Usuários dos Serviços Públicos de Água e Esgoto (Comusae) de Toledo fizeram visita técnica às obras da Estação de Tratamento de Esgoto Norte, em Toledo, nesta quinta-feira (23). O prefeito da cidade, Beto Lunitti, também acompanhou a visita.
O gerente regional da Sanepar, Fábio Leal Oliveira, explicou cada etapa da obra e como será o funcionamento da estação. Cerca de 60% dos trabalhos já estão concluídos e a previsão é a de que entre em operação no segundo semestre deste ano. A estação mais moderna irá substituir duas estações existentes. “Quando pronta, a nova estação vai atender mais de 40 mil pessoas que moram na região norte da cidade”, diz.
Na opinião do prefeito e na do presidente do Comusae, Flávio Augusto Scherer, a visita cumpriu um importante objetivo. “Vejo que a obra está em andamento e quando toda a capacidade de tratamento instalada estiver pronta, a população estará satisfeita”, disse Beto Lunitti. Na opinião de Scherer, “foi possível ver avanços desde a última visita feita no ano passado”. “Para o município é uma obra bastante importante e que está prestes a ser concluída”, afirmou o representante do Conselho.
Obra
Com investimentos de aproximadamente R$ 8,7 milhões, o empreendimento contempla dois módulos de tratamento, filtro biológico, decantadores, laboratório e leitos de secagem de lodo. Depois de pronta, a estação terá capacidade para tratar 100 litros de esgoto por segundo. Atualmente, as duas estações que serão substituídas pela ETE Norte realizam o tratamento de aproximadamente de 216 mil litros de esgoto por hora.
Da Assessoria