Após quatro dias de atividades o ‘Arte na Praça’ encerrou, no sábado (25), a primeira edição do Programa Comunidade Cidadã, realizado nos Jardins Coopagro, Fachini e das Orquídeas. As atrações movimentaram centenas de pessoas que passaram pela Praça do Jardim Fachini, em frente à Escola Municipal Waldyr Luiz Becker. A ação envolveu dança, música, grafitagem e manobras radicais. O evento tem o objetivo de descentralizar a cultura para as comunidades.
Organizada pela Secretaria de Cultura, a tarde contou com diversas apresentações. Entre convidados e artistas toledanos a arte em diferentes formatos animou e encantou os moradores que prestigiaram a ação. A avaliação da secretária responsável pela Cultura em Toledo, Rosselane Giordani, foi positiva. “O Arte na Praça sempre nos encanta. A edição que aconteceu no último sábado foi um sucesso, tanto pela participação dos artistas e das linguagens que estavam presentes, quanto pelo acolhimento da proposta que a comunidade deu ao projeto”.
Segundo Rosselane, desde que nasceu, o Arte na Praça tem o propósito de ocupar espaços públicos com políticas culturais, para proporcionar o acesso a questão das linguagens e dos artistas. “Ele é direcionado para públicos específicos dentro do território do município. Ele caminha ao encontro da democratização de uma cultura que não é elitizada e em direção da comunidade, que proporciona o acesso de forma gratuita e a livre escolha da comunidade”, ressaltou.
Sobre o evento a secretária destacou não apenas uma das participações, mas sim todas as presentes que ofereceram mais formas cultura dentro da comunidade. “Tivemos a participação de três rappers com poesia politizada em musica por meio do Rap, a participação de dois grafiteiros, sendo um de Toledo, expondo a arte nos muros locais. Também destacamos a banda Jeremias que animou a moçada e o músico e professor dos CJU’s, Gianni Ambrosino”.
A participação do grupo Quinta Essência, da Escola Bailare, também animou o evento. A secretária destacou a presença do Tolebreaker'z, grupo de dança de rua de Toledo. “As danças abrilhantaram o evento e o Tolebreaker'z é referência na dança de rua”, comentou Rosselane. Para o integrante do grupo, Thiago Fernandes, a participação no 6º Arte na Praça foi uma novidade e uma oportunidade muito importante para os artistas. “É muito bom ver a arte de rua e o Hip Hop sendo representado nesse encontro. Vimos muitos elementos dessa cultura, tanto nas músicas quando nos grafites e a comunidade local gostando”. O Tolebreaker'z atualmente é composto por nove pessoas e o grupo participa principalmente de campeonatos e apresentações em festivais.
Já a secretária Rosselane frisou que a maior alegria foi ver a participação da comunidade. “Muito bom ver as mães sentadas com as cadeiras, assistindo as apresentações e junto com os filhos que estavam participando do projeto Recreação da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), que também é parceira no Arte na Praça, proporcionando o acesso aos brinquedos”, lembrou.
Rosselane ainda celebrou o encerramento do Projeto Comunidade Cidadã com o Arte na Praça, afirmando que cultura também tem papel na cidadania da população. “Acultura tem um poder especial na vida das pessoas. Ela transforma o olhar, porque ela rompe preconceitos, transforma a vida das pessoas, porque promove inclusão. Ela modifica a forma com que a pessoa se relaciona com o mundo, com as coisas e com espaços além de ter poder de diminuir a violência, modificar a vida de pessoas que estavam na marginalidade e transformar a vida por meio da arte”, completou.
A ação contou com a participação do Tolebreaker'z, Quinta Essência da Escola Bailare, Banda Jeremias, Rimas Férteis, Andy Combatente, Liberdade de Expressão, Isaac Souza de Jesus e convidados e manobras radicais com o Clube do Skate, apoiado pelas Lojas Peregrino e Via Marginal. Também estavam presentes as ações do Programa Recreação da SMEL e animação da Cristiane Candido do Programa Antropophagia, da Rádio FM Educativa Sul Brasil.