Até o ano passado o público alvo eram pessoas acima de 60 anos, nesta Campanha este público foi ampliado. Além dos idosos serão vacinadas todas as gestantes, crianças com idade entre seis meses e menor de dois anos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente.
A Campanha inicia nesta segunda (25) e a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde, em horário normal de atendimento. E em Ouro Preto, Bom Princípio, Linha São Paulo e Cerro da Lola a unidade volante atenderá esta população.
Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu na programação da Campanha o dia “D”, que será no sábado, 30 de abril, onde todas as unidades de saúde atenderão das 8h até as 17h.
A enfermeira do setor de vigilância Sanitária e Epidemiológica, Carmen Fornari Garbin destacou a importância de que a população público alvo compareça às unidades de saúde. “A prevenção é muito importante, pois tudo começa com a gripe. As pessoas que a Campanha pretende vacinar são pessoas suscetíveis a gripe e podem ter complicações pela gripe devido à baixa imunidade. Há estudos que apontam que a partir das Campanhas de Vacinações, diminuiu o número de complicações relacionadas à gripe”.
Carmen enfatiza que é importante a população fazer a vacina o mais breve possível, pois o organismo leva 15 dias para dar uma resposta imunológica. “Com a chegada do frio aumenta os vírus circulante da gripe, por isso recomendamos o público alvo não deixar para vacinar no final da Campanha”.
Por Selma Becker