Na sexta-feira (24) o prefeito Beto Lunitti, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, assinou o contrato com a empresa vencedora da licitação para elaborar o Plano de Recursos Hídricos de Toledo. O Plano não é obrigatório por lei, mas atende a Política Nacional de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. O Governo Municipal deve investir na ação R$ 99 mil.
Com a elaboração do Plano, a Prefeitura de Toledo tem o objetivo de assegurar a disponibilidade de água com qualidade adequada, o uso racional e integrado dos recursos hídricos, e a preservação e defesa contra catástrofes naturais decorrentes do mau uso dos recursos naturais. Além disso, o secretário de Meio Ambiente, salientou a importância do Plano para o desenvolvimento do município. “Ele deve subsidiar as ações e projetos elaborados pela Prefeitura”.
O engenheiro civil, Flávio Augusto Scherer, e a diretora administrativa da Secretaria de Meio Ambiente de Toledo, Michele Cristine Krenczynski, foram os responsáveis da SMA pela elaboração do processo. Segundo Scherer, a pasta deve acompanhar todo o plano de trabalho da empresa contratada. “Eles farão o levantamento das características gerais das nossas bacias hidrográficas e da regionalização da gestão dos recursos hídricos, por exemplo”.
O Plano também inclui o diagnóstico das disponibilidades hídricas e das demandas hídricas atuais, um balanço de disponibilidades e demandas, o levantamento e análise de eventos críticos, cenários, mapa temático das bacias hidrográficas e um plano de ação. “Também está previsto um evento de mobilização social de validação e um evento de mobilização social de divulgação”, comentou Michele.
Conforme o prefeito Beto Lunitti, com o plano o município se coloca a frente mais uma vez. “Vamos elaborar esse plano para garantir ações mais eficientes tanto na preservação, no planejamento como no desenvolvimento sustentável do município, pois essas informações devem subsidiar a elaboração dos projetos do município”. O prefeito destacou ainda, que o Plano de Recursos Hídricos deve ser incluso no Plano Diretor de Toledo. O prazo limite para a entrega do documento é de um ano e meio.