Para mostrar às crianças as diversas profissões que existem, a Unidade Social do Jardim São Francisco realizou, nesta terça-feira (28), uma palestra com os agentes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST). A atividade é realizada todos os anos na semana que antecede o Dia do Trabalhador, celebrado no dia 1º de maio. Aproximadamente 180 alunos participaram da ação, que contou com palestra, demonstração dos instrumentos de uso da Guarda Municipal, além de que os alunos puderam tirar dúvidas em relação à profissão.
A intenção da Unidade é apresentar aos alunos as diversas profissões que existem, para que eles possam escolher o que pretendem ser, sem a necessidade de precisarem seguir a mesma carreira dos pais ou responsáveis. “É também uma forma de incentivar às crianças a pensarem o que elas pretendem ser quando crescerem, para eles já pensarem nisso, além de conhecer as diferentes profissões”, contou a coordenadora da Unidade Social São Francisco, Roserene Vieira Zani.
Para a aluna Priscila Guerra, de 11 anos, a atividade foi uma ótima forma de conhecer o que a Guarda Municipal faz no município. “Achei muito interessante e legal, eles tiraram dúvidas e ainda mostraram para nós quais equipamentos usam. Achei muito bom”, afirmou.
Durante o encontro, os integrantes da Guarda Municipal de Toledo expuseram as atividades que realizam com a segurança no município e como agentes de trânsito. “Conversamos sobre as normas de trânsito e também qual a função da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito, porque existe diferença entre os dois serviços”, disse a coordenadora de Educação do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), Zena Santos. Ela ainda acrescentou que com a atividade as crianças acabam aprendendo sobre a função deles, além das normas de trânsito, que são importantes de serem respeitadas.
Também foi comentando com as crianças sobre a profissão e importância de ser um guarda municipal. “Nossa função é proteger a comunidade”, afirmou o GM Vanderlei Ceolin. Para ele, fazer uma atividade como essa para as crianças é importante, já que eles acabam conhecendo mais sobre a profissão, além de auxiliar a decidir o que querem ser no futuro.