Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Prefeitura de Toledo sanciona Lei de doação do terreno à UFPR nesta quarta-feira

A previsão é que, no primeiro momento, sejam abertas 60 vagas para o curso de Medicina.

29/04/2015 - 09:59


Nesta quarta-feira (29) o Governo Municipal sanciona a Lei “R” N° 34/2015 que autoriza a doação oficial da área que abrigará o campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Toledo. O ato será realizado no Recanto Verde Eventos, às 19h, e contará com a participação do reitor Zaki Akel Sobrinho e uma comitiva da Universidade. A previsão é que, no primeiro momento, sejam abertas 60 vagas para o curso de Medicina.

Antes do evento, na tarde de quarta-feira, às 16h30, a comitiva da Universidade visitará a área doada, onde será feito o descerramento da placa que informa sobre as futuras instalações. Outras visitas técnicas também estão agendadas para a ocasião, como por exemplo, às obras do Hospital Regional (HR). O terreno custou a Prefeitura de Toledo R$ 3.637.240,10 e possui uma área total de 34.619,75 metros quadrados.

Segundo o prefeito Beto Lunitti, o investimento representa o futuro de muitos toledanos. “Nós recebemos a escritura da Coamo Cooperativa no dia 26 de março e com muita satisfação fazemos a oficialização da doação desse terreno à UFPR. A vinda dessa tradicional instituição para Toledo, em especial com o curso de Medicina, deve garantir o futuro de muitos toledanos, que terão a oportunidade de cursar aqui, medicina sem custo algum. Além disso, a Universidade poderá representar ainda, oportunidade de emprego aos nossos moradores”, comentou.

Histórico do processo para a implantação do Campus em Toledo

No início de 2013 a chefe de gabinete Selma Becker, juntamente com a secretaria de Saúde Denise Campos e secretária de Comunicação Rosselane Giordani elaboraram um dossiê sobre a saúde pública em Toledo e região e as estruturas de saúde disponíveis no município e seus indicadores, bem como a demanda médica para atender a população dos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde.

No dia 15 de maio do mesmo ano, o prefeito Beto Lunitti enviou ofício ao reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, solicitando uma extensão de curso superior de Medicina. No mês de junho, Beto reitera a solicitação do Curso de Medicina ao reitor da UFPR. Em julho, acompanhado do deputado Elton Welter, o prefeito toledano visita o reitor, reforça a solicitação da implantação do curso e reapresenta o relatório produzido pelo Gabinete e Secretarias de Saúde e Comunicação Social para subsidiar a análise da proposta.

No mesmo mês, o prefeito Beto Lunitti encaminhou ofício ao ministro da Educação Aloízio Mercadante solicitando a implantação do curso superior de Medicina. No mês de agosto Beto repassou encaminhou para o ministro Mercadante, para o secretário executivo do Ministério da Educação José Henrique Paim Fernandes, e a ministra chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann, ofício e relatório contendo diagnóstico da saúde no município e região com o objetivo de sensibilizar o MEC para a implantação de um campus da UFPR e instalação do curso superior em Medicina.

Em outubro de 2013 a prefeitura encaminha ofício ao reitor Zaki Akel Sobrinho informando sobre decreto nº 252/2013 que declara utilidade pública área de 34.619,15 metros quadrados, destinada às futuras instalações da UFPR, bem como o mapa de localização da área e também espaço ofertado de 1.690 metros quadrados com edificação para abrigar instalações provisórias da universidade, até que o prédio definitivo seja concluído. No mesmo mês, uma comissão da UFPR visita Toledo para avaliar áreas para a instalação da Universidade e também conhecer Unidade Básica de Saúde do Jardim São Francisco e as obras do Hospital Regional. A comitiva conferiu in loco os dados apresentados pelo município no dossiê e posteriormente o conselho universitário incluiu o município de Toledo no projeto de expansão da UFPR.

Em novembro de 2013, o prefeito Beto e deputado Elton Welter reuniram-se em Brasília com a ministra Gleisi, com o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, e com o reitor da UFPR para não apenas confirmar o curso de Medicina, mas a própria expansão daquela universidade pública para outras regiões do estado. Em agosto de 2014, o Conselho Universitário da UFPR (COUN) aprovou adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) que irá fazer a cogestão dos hospitais universitários no Paraná. A adesão era um pressuposto para o MEC autorizar a instalação do curso.

Em setembro de 2014, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR aprova o projeto pedagógico preliminar visando à criação do curso de Medicina em Toledo.

Em 17 de dezembro do mesmo ano o Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) da UFPR aprova a doação de terreno com área de 34.619,15 metros quadrados destinado ao campus da UFPR. No dia seguindo, 18 de dezembro, o Conselho Universitário (COUN) da UFPR aprova a criação de Campus de Toledo para implantação do curso de Medicina e outros cursos na área da Saúde.

Em 21 de janeiro de 2015, o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari envia ofício ao prefeito Beto Lunitti informando que o COPLAD e COUN aprovaram a doação do terreno e a implantação de Campus da UFPR em Toledo, com a confirmação do Curso de Medicina e demais cursos.

No dia 26 de março, após viagem a Campo Mourão para negociar a diretoria da Coamo Agroindustrial Cooperativa, o Governo Municipal recebeu a escritura de posse definitiva do terreno de 34.619,75 metros quadrados onde será instalado o Campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Toledo.

Anuncio gene 2