A população de Toledo terá a oportunidade de escolher os locais que julgarem necessários para a instalação de Telefones de Uso Público (TUP), conhecidos popularmente como “Orelhões”. Atendendo o Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) por meio do Decreto nº 7.512/11, a Oi, operadora que possui a concessão da telefonia fixa da região, fará a instalação de TUPs em Toledo, atendendo critérios que visam a universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado.
A empresa Oi comunicou o Município que executará o serviço até o final de 2015 de acordo com os critérios estabelecidos pelo PGMU. “Todas as localidades com população residente acima de 100 habitantes devem dispor de telefone de uso público (TUP) – Orelhão, disponível 24 horas por dia, capaz de originar e receber ligações de longa distância nacional e internacional (DDD e DDI) conforme conceito de localidade definido pela Anatel no PGMU”, esclarece o documento enviado para a Prefeitura pela executiva de Relações Institucionais da Oi, Kátia Garbin.
O secretário de Administração de Toledo, Amauri Vilmar Linke, informou que as pessoas que considerarem importante a instalação de um orelhão próximo de suas residências, comércios ou organizações poderão entrar em contato com a Assessoria de Assuntos Comunitários do município para fazer essa solicitação. “Essa medida é uma forma de democratizar o acesso e universalizar os serviços de telefonia no país, principalmente para aqueles que não dispõem de muitos recursos. Como hoje em dia a maior parte da população tem acesso a algum tipo de telefone, seja fixo ou móvel, vamos abrir para que a população escolha onde quer a instalação dos orelhões”, explica Amauri.
Será priorizado o atendimento das solicitações de TUP para os estabelecimentos de ensino regular, instituições de saúde, estabelecimentos de segurança pública, bibliotecas e museus públicos, bem como órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, órgãos do Ministério Público e órgãos da Defesa do Consumidor, conforme disposto na regulamentação.
É gratuito o acesso aos serviços públicos de emergência disponíveis em cada localidade, estando seus números telefônicos identificados no TUP. É assegurado o acesso ao serviço telefônico aos portadores de necessidades especiais que disponham de aparelhagem adequada para sua utilização.
O telefone de contato da Assessoria de Assuntos Comunitários é (45) 3055-8967.