Na tarde dessa quinta-feira (30) um comitiva do Governo Municipal, liderada pelo prefeito Beto Lunitti e pela secretária de Educação, Tania de Grandi, deslocaram-se até a sede da APP-Sindicato de Toledo para manifestar solidariedade a todos os educadores, representados pelo presidente do Sindicato dos Professores, João Lopes, em função dos atos de violência promovidos por determinação do Governo do Estado nas proximidades da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná essa semana.
O prefeito Beto Lunitti lamentou as barbaridades que deixaram centenas de manifestantes feridos na capital e abraçou o presidente da APP-Sindicato de Toledo em um ato simbólico. “Estamos entristecidos em ver o Estado do Paraná virar notícia internacional devido a violência praticada com nossos educadores. Até policiais que se recusaram a cumprir as ordens do comando chegaram a ser presos. Por isso viemos aqui [no sindicato dos professores] prestar nossa solidariedade a todos os educadores do Estado. Não é assim que um governo deve tratar as pessoas que ajudam a edificar essa sociedade. Vivemos em uma democracia que permite aos governos constituírem os seus projetos, mas jamais utilizarem-se de mecanismos para violentar o seu povo”, afirmou o prefeito.
A secretária de Educação, Tania de Grandi, complementou a fala do prefeito e disse ao presidente da APP-Sindicato que Beto Richa é o governador do Estado e temos que tratá-lo assim. O que repudiamos com veemência é a truculência exagerada com os professores. Nós, enquanto Governo Municipal, também temos os nossos embates diários, mas um gestor, nesse caso o governador, não pode tratar o educador, o professor, ou qualquer outra categoria dessa forma”, frisou a secretária de Educação.
O presidente da APP-Sindicato de Toledo, João Lopes, disse que “as bombas não caíram na cabeça das pessoas que estavam lá em Curitiba e sim, em 100 mil pessoas no Paraná, as quais representamos naquele momento. Foi uma grande irresponsabilidade das autoridades. Não somos Black bocs, não somos vândalos, mas fomos tratados assim. Agradecemos o apoio do prefeito de Toledo, da Secretaria de Educação e claro que esperamos que esse tipo de violência nunca aconteça por aqui”, lamentou João Lopes.
Antes de encerrar a visita, a comitiva do Governo Municipal e os dirigentes sindicais empunharam as bandeiras do Paraná e do Sindicato dos Professores, simbolizando o amor e apreço que ambos mantêm pelo Estado do Paraná e o repúdio aos atos de violência realizados pela gestão estadual.