A partir do sábado, 16 de maio, os pioneiros de Toledo terão um momento especial. A produção do Programa Guaçu Notícias – Segunda Edição, transmitido pela Rádio Guaçu, convidou a equipe do Museu Histórico Willy Barth para mensalmente levar os pioneiros aos estúdios para propagar a história de Toledo. A iniciativa permite que os antigos moradores reafirmem momentos importantes da construção do município. O programa irá ao ar todo terceiro sábado de cada mês, das 10h50 às 12h.
A ocasião possibilita aos atuais moradores de Toledo, um ensejo para conhecerem mais sobre o lugar onde vivem. Para o radialista responsável pela iniciativa, Édio Rosseto, a principal ideia é resgatar os momentos vividos por aqueles que contribuíram com o desenvolvimento do município. “Como algumas pessoas não têm o hábito da leitura, encontramos um meio diferente de chegar ao público. É um caso oportuno para que a atual população conheça e valorize a história de Toledo. Será um instante de descontração e cultura”, Contar histórias, situações vivenciadas e curiosidades fazem parte da proposta do programa. “A exposição de memórias vividas por eles trará ao público fatos que, talvez, nem imaginássemos que tenham acontecido”, acrescentou.
A coordenadora do Museu Histórico Willy Barth, Rejane Rauber, vê na realização desta conversa no rádio uma importante valorização da história toledana. “Contar as experiências, dificuldades enfrentadas, exploração do local, será um verdadeiro encontro com o passado. Vejo também como uma forma de homenagear e reconhecer o esforço dos que primeiro chegaram aqui”, destacou.
Os interessados em participar do programa devem entrar em contato com Rejane Rauber, através do telefone (45) 3277-3590 ou dirigirem-se até o Museu Histórico Willy Bart, na Avenida Tiradentes, no Centro Cultural Oscar Silva (prédio da Biblioteca Pública), de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30.