Toledo vem se firmando cada vez mais como referência em ginástica. A Ginástica Rítmica (GR), com inúmeras conquistas nacionais e internacionais, dispensa maiores apresentações. Já com a Ginástica Artística (GA), o trabalho começou há pouco tempo e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) atende cerca de 100 meninas de quatro a nove anos, no Ginásio de Esportes da Universidade Paranaense (Unipar), no Campus II.
Segundo um dos professores responsáveis pelos treinos, André Pagliarini (Dindas), a modalidade auxilia na formação e iniciação esportiva das crianças. “A ginástica artística traz noção de espaço para as crianças, além de permitir que elas conheçam o próprio corpo e seus limites. Mesmo que elas não venham a se tornar ginastas, as participantes tem uma base melhor para seguir em outras modalidades”. Dindas ainda destacou os benefícios na saúde das pequenas atletas, por meio do fortalecimento da musculatura, desenvolvimento do equilíbrio e o gosto pelo esporte. “Além disso, qualquer prática esportiva incentiva a levar uma vida mais saudável e demonstra os benefícios da atividade física desde cedo”.
O técnico desportivo da SMEL também disse que o esporte tem um papel inclusivo. “É um lugar onde elas podem se socializar, se desenvolver e perder a timidez. Já aconteceu de crianças chegarem nos primeiros dias de treino muito acanhadas e o esporte trouxe essa oportunidade de socialização”, contou.
O responsável pelo Setor de Base e Estrutura da SMEL, Franz Menegasso, que responde interinamente pela Secretaria, explicou que o projeto teve início há três e desde então atende crianças por meio de uma parceira com a Unipar, que disponibilizou um local centralizado. “Atendemos crianças de uma faixa de idade baixa (quatro a nove anos), a localização permite maior participação de atletas de várias regiões do município”. A Unipar ainda possui um local adequado às necessidades da modalidade, com qualidade e segurança. “A Unipar tem sido uma grande parceira ao oferecer sua estrutura para desenvolvermos este projeto”, concluiu.
Treinos
Os treinos de GA ocorrem de segunda à sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h, e nos sábados das 8h às 12h. Os professores responsáveis pelos treinos são os profissionais de educação física André Dindas e Laís Cardoso, ambos técnicos desportivos da SMEL. Dindas disse que ainda há vagas para os treinos. Para matricular-se, basta um responsável levar uma cópia dos seus documentos e dos documentos da criança, diretamente com os professores nos dias de treino.