Para solucionar o problema das escalas em fins de semana e feriados nos prédios públicos do município e evitar prejuízos ao andamento dos trabalhos, o Governo Municipal assinou, na quinta-feira (30-04), um acordo com o Sindicato dos Servidores Publicos Municipais de Toledo (SerToledo) para a implantação da escala em regime especial para os guardas municipais que atuarão na Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha (UPA da Vila Becker), o Paço Municipal Alcides Donin, o CEU das Artes e o Terminal Rodoviário Alcido Leonardi.
Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Leoclides Luiz Roso Bisognin, os guardas irão trabalhar as mesmas 144 horas mensais. A única mudança é a implantação de uma escala diferenciada. “Fechamos um acordo que ficou bom tanto para os servidores, quanto para o município. Nós teremos guardas trabalhando sábados, domingos e feriados continuamente”, explicou Bisognin.
O secretário disse ainda que agora, para resolver o problema sem gerar acúmulo de horas, os guardas trabalharão em uma escala de 12 por 60 horas, ou seja, ele fará doze escalas de 12 horas durante o mês. Desta forma fecham às 144 horas mensais, exigidas no edital do concurso público. Bisognin deixou claro que todo o processo foi acompanhado pela Comissão Permanente de Negociação, formada pelo secretário de Administração, Amauri Linke, pela secretária de Recursos Humanos, Marines Betega, e pelo secretário da Fazenda, Neuroci Frizzo, e por representantes do SerToledo, além de ter a anuência da categoria.
Critérios
O servidor que for realizar o regime especial terá que fazer o pedido na Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) e se enquadrar em alguns critérios relacionados na Lei da Guarda Municipal (Lei 1762/94).