Os interessados em prestar serviços como pareceristas da Secretaria de Estado da Cultura têm até 31 de maio para se inscrever. O passo a passo está no site www.cultura.pr.gov.br. Os pareceristas farão análise e emissão de pareceres técnicos para projetos habilitados no primeiro edital do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice).
Até o momento há 279 cadastros iniciados no sistema. A Coordenação de Incentivo à Cultura da secretaria alerta que só serão validados cadastros que estiverem com as informações obrigatórias completas. “É imprescindível preencher todos os campos. Os interessados não podem deixar de escolher a área de atuação, que pode ser mais de uma, e devem anexar o currículo que comprova experiência na área escolhida. Muitos cadastros ainda estão sem estas informações”, explica Renata Mele, da Coordenação de Incentivo.
Os interessados podem se candidatar a uma ou mais das dez áreas artístico-culturais: Artes visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Patrimônio Cultural Material e Imaterial; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; e Teatro. É preciso comprovar experiência na área selecionada por meio de currículo. O modelo está disponível no site da Secretaria da Cultura.
Os pareceristas serão escolhidos pela Comissão do Profice e contratados para prestar serviços de avaliação dos projetos inscritos, que estão em fase de habilitação. Os projetos que atenderem a todas as exigências serão considerados habilitados e encaminhados para a segunda etapa, de análise técnica e de mérito.
Banco de Dados
Para se cadastrar como parecerista, os candidatos devem preencher alguns requisitos, como ser brasileiro ou naturalizado, ter mais de 18 anos no ato da inscrição, experiência comprovada na área cultural pleiteada de, no mínimo, cinco anos, e ter concluído, pelo menos, cursos de nível médio ou equivalente.
Além da qualificação específica e experiência exigidas, os profissionais interessados devem ter ainda outras qualificações, tais como: compreensão da legislação aplicada ao Profice e a editais e processos de seleção de projetos culturais lançados pela secretaria; capacidade de redigir textos com impessoalidade, clareza e concisão; familiaridade com planejamento, administração e execução de projetos culturais; experiência em elaboração e avaliação de orçamento de projetos culturais; domínio das ferramentas de planilha de cálculo e editor de texto; habilidade em trabalhar com sistemas on-line.
Os cadastrados farão parte do banco de dados de pareceristas da secretaria e, além do Profice, poderão ser contratados também para prestar serviços em outros editais.
A validade do cadastro é de 12 meses contados da data da aprovação. Após o período, o interessado deverá se recadastrar.