Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece amanhã em Toledo

A atividade acontece no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro, com início às 08h

06/05/2015 - 16:06


Com o tema ‘Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente’, acontece nesta quinta-feira (07) a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Toledo. O evento, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Toledo, será realizado no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro. A previsão é que aproximadamente 300 pessoas participem da atividade, que é gratuita e aberta ao público.

A Conferência tem início marcado para as 8h e segue durante o dia com diversas atividades. Às 9h será realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno e após acontecerá uma palestra sobre o tema do evento, com o juiz da Vara da Infância e Juventude de Toledo, Rodrigo Rodrigues Dias. O tema foi estabelecido nacionalmente. “A conferência acontece não somente em Toledo, mas em todo o Brasil estão acontecendo conferências com este mesmo tema que após será discutido regional, estadual e nacionalmente”, contou a presidente do CMDCA, Rejane Neumann.

Segundo Rejane, a ideia é pensar em medidas e fortalecimento em defesa da criança e do adolescente, pensando em políticas públicas como saúde, educação, esporte e lazer, assistência, cultura, entre outras. “A intenção é não somente pensar e colocar no papel, mas também agir, colocar os planos em prática”, afirmou. O foco da conferência será pensar em como as ações para este público são feitas e implantadas no município de Toledo, além de formas de melhorá-las.

Pensar em política pública de qualidade para as crianças e adolescente do município está revisto em lei e é um direito deles, disse a presidente. Para ela, realizar um evento como esse é de extrema importância para garantir a esse público melhores condições. “Nós devemos acompanhar no município as políticas públicas que estão sendo feitas. Além disso, com a conferência podemos fortalecer a participação massiva das crianças e adolescentes”, contou.

A secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Marli Gonçalves Costa, comentou a importância de realizar um trabalho como esse no município. “Com um evento como esse nós fortalecemos os conselhos, além de aplicar e desenvolver políticas públicas de qualidade para as crianças e adolescente do nosso município”, disse. Marli ainda afirmou que é imprescindível que boas propostas saiam da conferência, já que o que será decidido é o que será aplicado nos próximos 10 anos em Toledo.

Pré-Conferências

Nos meses que antecederam o evento, foram realizadas duas pré-conferências no Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli (CJU/Europa) e Mariana Von Borstel (CJU/Coopagro). Aproximadamente 400 pessoas participaram da atividade. Nos dois encontros foram elaboradas propostas e sugestões de programas e políticas públicas que podem ser aplicadas no município. “Durante a conferência iremos discutir e colocar em votação essas propostas”, contou Rejane.

A presidente informou que aquelas propostas que forem aprovadas durante a conferência serão levadas pelos delegados, eleitos nas pré-conferências, para os encontros regional e estadual. “Os delegados foram escolhidos por aquelas pessoas que participaram das pré-conferências”.

Nas pré-conferências foram abordados cinco eixos: Promoção dos Direitos, Proteção e Defesa dos Direitos, Participação de Crianças e Adolescentes, Controle Social da Efetivação dos Direitos e Gestão da Política.

Programação

8h – Credenciamento e coffee break
8h30 – Abertura oficial
9h – Leitura e aprovação do Regimento Interno
9h30 – Palestra “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.
11h – Debate
11h45 – Intervalo para o almoço
13h30 – Apresentação das Pré-Conferências
13h45 - Apreciação e aprovação de propostas
16h15 – Aprovação das prioridades para Conferência Regional dos Direitos da criança e do Adolescentes;
• Apreciação e aprovação das moções;
• Eleição de delegados para Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente
17h15 – Encerramento e Coffee break

Anuncio gene 2