Para alertar sobre os riscos o trânsito e a importância do cuidado, o município de Toledo, através do Departamento de Trânsito e Rodoviário de Toledo (Deptrans) e Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), já começou a realizar ações do Maio Amarelo. Durante todo o mês, atividades devem chamar a atenção de motoristas, pedestres e ciclistas para a segurança no trânsito e a redução de acidentes.
No decorrer desta semana, o Deptrans já tem feito palestras dentro de algumas instituições privadas e também escolas sobre a importância dos cuidados no trânsito. Segundo o diretor do Deptrans, Fabiano Faria, na próxima semana as ações passarão a acontecer na rua. “Estaremos fazendo blitzes educativas e entregando adesivos e panfletos para os motoristas, ciclistas e pedestre, alertando sobre a atenção no trânsito”, contou.
Além disso, nos dias 16 e 17 de maio, estará no Parque Ecológico Diva Paim Barth o Detran Móvel, que vai oferecer serviços de habilitação e veículos, e apresentações educativas. Nesse espaço, a população poderá receber informações sobre a situação no Detran e tirar dúvidas sobre renovação de habilitação, transferência de veiculo, entre outros assuntos. Além da presença da unidade móvel, uma equipe de educadores do Detran levará as ações da campanha “Se Liga no Trânsito - Se Beber Não Dirija” em bares e restaurantes, das 21h à 0h. A proposta é que os eventos se estendam até agosto. Além de Toledo, as cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu também contarão com o Detran Móvel.
O diretor-geral do Detran, Marcos Traad destacou que esse é o quarto ano da década escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como missão a redução de 50% dos acidentes de trânsito em todo mundo, até 2020. “No Paraná, de 2011 a 2014, houve uma redução de 13% nos acidentes. É um bom número, mas não podemos nos acomodar”, afirmou Traad. Já em Toledo, de 2013 para 2014 a redução no número de acidentes foi de 15%. “É um número significativo, já que a nossa frota aumentou gradativamente com o passar do tempo”, afirmou Faria.
Este é o segundo ano consecutivo que Toledo participa da atividade. “Ano passado realizamos diversas atividades e percebemos que o resultado foi positivo. Esse ano faremos algumas ações como panfletagem, distribuição de adesivos e blitzes educativas para alertar à população da importância do cuidado no trânsito”, finalizou o diretor do Deptrans.