Buscando manter mais limpas as ruas e passeios do município, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo (SHU), já realizou a implantação de 30 lixeiras antivandalismo em alguns pontos estratégicos do município. A ação tem o intuito de padronizar os depósitos de lixo e evitar estragos. No total, serão implantadas 300 lixeiras ao longo do ano. Um dos pontos a contar com os novos equipamentos é o Parque Ecológico Diva Paim Barth.
Os novos equipamentos são mais resistentes e possuem uma maior durabilidade. Além de contribuir com a estética do município, também trazem benefícios ao meio ambiente. “As novas lixeiras possuem 200 litros de volume, assim a substituição das sacolas acontece a cada quinze dias. Elas também estarão espalhadas em diversos pontos evitando que o cidadão jogue o lixo na rua”, declarou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Habitação, Matheus Ramos.
O diretor disse também que foram feitas várias pesquisas para realização deste projeto. “A Secretaria de Habitação e Urbanismo pesquisou, inclusive em outros estados, uma forma de suprir esta necessidade”. As lixeiras são feitas de concreto armado, dificultando assim, a ação de vândalos contra o patrimônio público.
As estruturas são fabricadas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR) e mais 30 estão sendo finalizadas. Elas serão fixadas em praças e outros locais de grande circulação. “Além disso, ainda serão implantadas lixeiras nos terminais de ônibus, próximos às universidades e em ruas de grande movimentação, como a Rua Calos Sbaraini, no Jardim Panorama, e Rua 1° de Maio, na Vila Pioneiro”, informou o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário.
Já o prefeito Beto Lunitti afirmou que a implantação deste novo equipamento vai auxiliar na limpeza do município. “Vamos oferecer uma forma de descarte correta do lixo. No Parque Ecológico, por exemplo, elas foram implantadas próximas umas das outras para que as pessoas tenham um acesso fácil às lixeiras e não precisem atirar o lixo no passeio público”, frisou.