Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

VII CMDCA discute políticas públicas para a criança e adolescente de Toledo para os próximos dez anos

O encontro foi fruto é fruto das pré-conferências e das mais de 100 propostas apresentadas

07/05/2015 - 17:38


Na quinta feira (07), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveram a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorreu no Auditório do Centro de eventos Ondy Niederauer.

No evento estiveram presentes diversas autoridades, como o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Rodrigo Rodrigues Dias, que destacou as grandes conquistas no sentido da organização do sistema. “Hoje nós temos uma equipe melhor e maior, atuando em vários serviços que foram criados para esse sistema. Precisamos fortalecer os equipamentos e serviços e valorizar os profissionais da área”. O juiz ainda comentou sobre a descentralização das ações. “Nós temos uma grande eficiência nos trabalho devido à descentralização das ações voltadas a esse campo. Mas ainda precisamos de uma comunicação maior entre os órgãos envolvidos. Mais do que novas ações, precisamos fortalecer as já estabelecidas”, afirmou.

A promoção destas ações em relação à criança e adolescente de Toledo foi destacada pelo prefeito Beto Lunitti ao afirmar que as ações intersetoriais, de diversas Secretarias Municipais, conseguiu descentralizar os serviços de assistência à criança e ao adolescente. “Desta forma, eles são acolhidos na Educação, Saúde, Assistência Social e no Esporte e Lazer. Secretarias que desenvolvem importantes projetos neste campo. Temos muitas conquistas, mas claro, é preciso sempre melhorar. A conferência vem para apontar quais os pontos que necessitam avanços”, concluiu.

As discussões abordaram políticas públicas que irão nortear as ações governamentais no âmbito da criança e do adolescente nos próximos dez anos. O encontro foi fruto é fruto das pré-conferências e das mais de 100 propostas apresentadas. Depois de aprovadas será elaborado o plano decenal que seguirá para aprovação dos vereadores. Os eixos debatidos foram a Promoção dos Direitos; Proteção e Defesa dos Direitos; Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos e Gestão da Política. A partir desses eixos foram formuladas propostas para as áreas da educação, saúde, cultura, entre outras.

A secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Marli Gonçalves Costa, disse que o estudo dos eixos e a análise das propostas vão direcionar os trabalhos relacionados à criança e ao adolescente. “O objetivo desta conferência é pensar ações para que os direitos desta população sejam garantidos a longo prazo”. O evento ainda contou com de entidades, lideranças, estudantes, pais e comunidade em geral. 

Anuncio gene 2