Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Delegado da PF assume cargo de Secretário Estadual de Segurança Pública do Paraná

No lugar de Fransischini assumiu o delegado da Polícia Federal, Wagner Mesquita de Oliveira

08/05/2015 - 14:42


Nesta sexta-feira (08) o Secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR), Fernando Francischini, entregou o cargo. Em carta de demissão, enviada ao governador Beto Richa, Francischini afirma que assume “novamente e publicamente todas as minhas responsabilidades, na atuação policial nas últimas operações, apoiando o trabalho da tropa”. Em seu lugar, assumiu o delegado da Polícia Federal, Wagner Mesquita de Oliveira. Além disso, também houve troca do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, que também pediu exoneração do cargo.

Na carta, Francischini destaca que mesmo na dificuldade houve avanços na área de segurança pública do Paraná, citando pontos da Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Penitenciária. No texto, ele escreve que assume “novamente e publicamente todas as minhas responsabilidades, na atuação policial nas últimas operações, apoiando o trabalho da tropa. No entanto, ressalto que mesmo com as reações adversas, continuo defendendo uma apuração rigorosa tanto da polícia quanto do Ministério Público para que ao final a verdade prevaleça”. Além disso, o ex-secretário ainda explicou sua saída, dizendo ser “para colaborar com a governabilidade do nosso Estado”.

E quem assume, interinamente, o cargo agora é o delegado da Polícia Federal, Wagner Mesquita de Oliveira, que integra o serviço de inteligência da Secretaria da Segurança Pública.

Comando da PM

Além disso, outra mudança na segurança pública do Paraná que aconteceu esta semana foi a troca do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná. O coronel Cesar Vinicius Kogut pediu exoneração do cargo na quinta-feira (07). Ele alegou dificuldades administrativas com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Agora, o coronel Carlos Alberto Bührer Moreira, atualmente chefe do Estado-Maior da PM, assumirá interinamente o cargo.

Anuncio gene 2