Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Atleta boliviana treina em Toledo

Em Toledo, a ginasta participou de treinamentos diários nos últimos 15 dias e de aulas de balé, entre outras atividades

08/05/2015 - 17:13


A atleta boliviana Fabiana Abastoflor Nurnberg, 14 anos, encerra nesta sexta-feira, 8, um período de treinamentos em Toledo na equipe de rendimento da Sadia. A ginasta, que chegou a Toledo no dia 27 de abril, veio em busca de orientações técnicas para aperfeiçoar as suas séries para as competições deste ano no seu país, além de participar de uma seletiva na categoria Juvenil para integrar a seleção boliviana para os Jogos Pan-Americanos. Em Toledo, a ginasta participou de treinamentos diários nos últimos 15 dias e de aulas de balé, entre outras atividades.

“Refizemos duas séries, as de corda e de maças, e melhoramos as de bola e de arco”, informou a professora Solange Martins Paludo, que junto com o professor Jean Milan trabalhou com a atleta nestas duas últimas semanas. Agora, a ginasta retorna ao seu país e pretende voltar a Toledo em julho, no período das férias escolares e pouco antes da seletiva para o Pan para um novo treino intensivo e ajuste dos últimos detalhes. “A Fabiana é uma atleta muito boa, tem um excelente potencial, e as séries agora estão prontinhas, é só treinar bastante”, observou a professora.

O intercâmbio com a Bolívia não é novidade em Toledo. Além de Fabiana, outras duas ginastas da categoria adulto estiveram treinando em Toledo, em anos anteriores, e uma da infantil e outra do pré-infantil continuam treinando com a equipe. “A Bolívia ainda não tem uma estrutura e profissionais como temos aqui. Por conta disso, as atletas que se destacam lá e conhecem o nosso trabalho fazem um esforço para treinar em Toledo”, observa Solange. Segundo ela, na Bolívia são poucos os clubes que oferecem esta modalidade e os pais tem que assumir os custos, tanto dos aparelhos, roupas e outros acessórios como também do pagamento da treinadora.

Fabiana treina desde os 7 anos de idade e veio pela primeira vez a Toledo. Ela já fez outros intercâmbios internacionais, incluindo um período em Belo Horizonte, no Brasil, e outro nos Estados Unidos. Para ela, a experiência em Toledo foi muito produtiva pela possibilidade que teve de treinar ao lado de grandes nomes da modalidade, além das alterações para as suas séries. “Trabalhamos muito a expressividade, o arremesso e manejo dos aparelhos, giros, a importância do balé, entre outras questões. Com certeza minhas séries estão mais bonitas e mais elaboradas”, disse a ginasta. No retorno à Bolívia, a atleta vai continuar os treinamentos e pretende retornar a Toledo nas férias de julho, visando a sua participação para a seletiva para o Pan.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo, com o co–patrocínio de O Boticário e  apoio da Unimed, Sanepar e Prati Donaduzzi.


Assessoria da GR/Toledo

Anuncio gene 2