Apesar da queda nas temperaturas, as ações de conscientização e mobilização contra a Dengue seguem em Toledo. Nesta semana, foi à vez da Escola Municipal Waldir Luiz Becker, no Jardim Coopagro, a receber intervenções de combate a dengue, com a parceria do Departamento de Meio Ambiente da Prati-Donaduzzi. O objetivo é evitar novos casos e alertar a população sobre os riscos da doença e as formas de prevenção.
Com 796 casos notificados e 311 confirmados da doença - 265 autóctones e 46 importados - a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias segue com as atividades de combate, como bloqueios químicos e mecânicos, mutirões de limpeza, além de panfletagens e ações lúdicas em locais com aglomeração de pessoas. A aplicação de multas também tem sido realizada aos proprietários de terrenos vazios e moradores com caso reincidente de não limpeza.
Segundo o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, a ação na Escola Municipal teve o intuito de orientar as crianças no cuidado contra a doença. “Além de disso, pedimos que eles mobilizassem os vizinhos na luta. Para isso foi entregue para cada aluno dois folders do combate a dengue para que eles entregassem para cada um dos seus dois vizinhos, a fim de mobilizar todos no combate a doença”, explicou.
Já no sábado (9) está programada a panfletagem na região central de Toledo. “Presume-se que teremos um movimento intenso no centro em véspera do dia das mães, por isso vamos aproveitar para conscientizar as pessoas. Também vamos estar presentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que estarão abertas para vacinação contra influenza”, lembrou ele.
Trabalho Intersetorial
Para ampliar ainda mais a atuação, a Secretaria de Saúde conta com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) que atuam em parceria com os Agentes de Combate às Endemias (ACE’s). Também se somam a luta equipes de diversas secretarias, como o Meio Ambiente, e entidades do município.
A secretária de Saúde, Denise Campos, salientou que o trabalho intersetorial é fundamental. “Desta forma conseguimos atingir um número maior de pessoas. Estamos trabalhando incessantemente, mas sem a colaboração da população não teremos bons resultados, por isso a conscientização é o foco”.
Orientação
A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Controle e Combate às Endemias orienta a população a manter sempre os quintais limpos e se possível utilizar repelente. Em casos de suspeita da doença, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e consultar um médico. “É importante beber bastante líquido e nunca se medicar sozinho”, destacou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias.
Taylon Pereira ressaltou a importância de receber bem os Agentes de Combate às Endemias e Agentes de Saúde. “Mas também é fundamental continuar com os cuidados mesmo no período de baixas temperaturas. Se todos fizerem sua parte o município não vai entrar em epidemia. Combater a dengue é uma obrigação de todos”, finalizou.