No último sábado (09), a Piscina Municipal Aldo Belo recebeu a 1ª Taça Toledo de Natação. Aproximadamente 120 atletas de Toledo e região participaram da competição. A equipe da Associação Toledo Natação / Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), conquistaram mais de 60 medalhas.
A realização do evento foi elogiada por todos os presentes como coroação do desenvolvimento da natação pela SMEL e do progresso do programa Nade Pioneiro. O professor da SMEL, responsável pelo programa e pelo evento, Heber Zulian, destacou a quantidade positiva de atletas participantes.
“Vemos uma evolução cada vez maior na qualidade dos eventos realizados em Toledo, além da melhora do próprio esporte e dos atletas. A avaliação, tanto dos visitantes, quando do nosso pessoal, é bastante positiva”. Segundo Heber, a presença cada vez maior de atletas toledanos nas piscinas e com destaque, demonstra a qualidade do esporte praticado no município. “Todos melhoraram seus desempenhos e tempos e isso é muito gratificante. Mostra para nós o quando é bom executar projetos como esse, que dão oportunidades para as crianças e jovens atuarem em um esporte, se manterem longe da criminalidade”, afirmou.
A secretária da pasta, Marli Gonçalves Costa, também parabenizou a realização do evento. “Ficamos muito felizes de ver um projeto como o Nade Pioneiro e esse esporte tendo esses resultados. Temos um número crescente de atletas participando das competições e as mais de 60 medalhas são a prova da qualidade disso”. Para Marli, quanto mais atletas participando, maior a representatividade do esporte no município. “Geralmente as equipes de natação não possuem muitos atletas destaque, mas o que vemos aqui é uma qualidade integral”, destacou.
Projeto de natação
A SMEL realiza as atividades de natação nas piscinas dos Complexos Esportivos Arnoldo Bohnen, no Jardim Santa Maria e Euzébio Garcia, na Vila Pioneiro. O Programa Nade Pioneiro, lançado em março, é realizado na Piscina do Euzébio Garcia e atende cerca de 600 pessoas semanalmente. Em competições, os resultados sempre foram positivos com os cerca de 200 atletas participantes. As atividades são comandadas pelos professores Heber Zulian e Monica Van de Sand.