Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

30% dos toledanos já receberam vacina contra a gripe

A campanha vai até a próxima sexta-feira (22) em todas as UBS’s do município

11/05/2015 - 14:57


Toledo já alcançou 30% da meta da campanha de vacinação contra a gripe, superando o Paraná, que alcançou até o momento 15%. No sábado (09) foi feito o Dia D de vacinação, onde todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município ficaram abertas durante todo o dia atendendo os grupos prioritários. Até a próxima sexta-feira (22) a intenção é vacinar 30 mil pessoas em Toledo.

Segundo a enfermeira do Departamento de Vigilância e Saúde de Toledo, Rosana Cerbarro, a vacinação no município está indo bem. “Já vacinamos 30% do grupo prioritário, o que é um número bom. A nossa intenção, é que até o dia 22 conseguimos vacinar o maior número de pessoas”, comentou. Além disso, a enfermeira ainda recomendou que as pessoas que ainda não se vacinaram, procurem a UBS mais próxima. “É importante que a pessoa vá até a unidade e tome a vacina o quanto antes, já que ela leva um tempo para imunizar, garantindo maior proteção”, afirmou.

Em 2015 a vacina será a trivalente, uma única vacina contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e Influenza A, conhecida como “gripe suína” (H1N1). O grupo das crianças que devem ser vacinadas teve a idade ampliada. “Agora, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos também estão entre os grupos prioritários”, contou a enfermeira. Além disso, também são considerados grupos prioritários gestantes, mulheres em pós-parto até 45 dias (puérperas), indígenas, idosos acima de 60 anos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde e a população carcerária. No momento da vacinação é importante levar o cartão de vacinação para atualizar. “Lembrando que os doentes crônicos devem levar ainda, uma prescrição médica”, finalizou.

Paraná

O Paraná já alcançou 15% da meta da campanha de vacinação contra a gripe. Até às 12h do sábado (09), 412.095 pessoas já haviam sido imunizadas. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou que o Paraná reivindica, desde 2011, a antecipação da campanha de vacinação para abril, pois no Sul do Brasil o inverno é mais rigoroso. “Contamos com o comparecimento da população para que haja tempo suficiente de garantir imunidade aos que mais precisam. É importante que todos os que estão nos grupos prioritários recebam a vacina o mais rápido possível”, explicou. Neste ano, a expectativa é vacinar 2,9 milhões de paranaenses.

Vírus influenza

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas, com pneumonias, que buscam atendimento em hospitais e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, ao tossir ou ao espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e objetos contaminados.

Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Anuncio gene 2