Nesta quarta-feira (13) o prefeito Beto Lunitti irá sancionar a Lei “R” Nº 35, que institui o ‘Dia da Segurança Pública no Município de Toledo’. A data será comemorada todo dia três de junho, com o objetivo de homenagear os agentes de segurança que atuam no município, além de lembrar a importância deles para a segurança da população. A proposta da lei veio do Executivo e foi aprovada pelo Legislativo.
A ideia veio do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg/Toledo). A instituição justificou a necessidade da data como uma forma de unir ainda mais os órgãos de segurança e gerar uma maior integração com a comunidade, promovendo o reconhecimento e valorização dos profissionais que atuam na segurança pública.
Para o presidente do Conseg, Ernani Magnabosco, a lei que institui a data irá criar uma nova mentalidade em favor segurança pública no município. “Os próprios profissionais se sentirão mais valorizados, já que na data também serão reconhecidos pelos trabalhos realizados no decorrer do ano”. Outro ponto mencionado pelo presidente é o de que nesta data acontecerão palestras e capacitações para os agentes de segurança do município.
Além disso, a intenção é que o ‘3 de Junho’, data escolhida por celebrar a instituição do Conseg/Toledo, seja transformada em um momento de reflexão e homenagens. “São pessoas valorosas que desempenham um papel importante para toda a sociedade. Independentes do órgão ao qual estão ligados todos merecem o nosso respeito e consideração. Nada mais justo que tenham um dia para este reconhecimento”, comentou Beto Lunitti.
Segundo o secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, Leoclides Bisognin, as instituições, como a Polícia Militar, a Guarda Municipal e outros órgãos poderão indicar os agentes que se destacaram no cumprimento do seu dever. “Estes indicados terão um reconhecimento especial, como forma de continuarem prestando este bom serviço a toda a comunidade toledana”, concluiu.