Representantes da Prefeitura de Toledo, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), universidades e líderes de comunidade se reuniram com os Juízos das Zonas Eleitorais de Toledo, nesta terça-feira (12), na sala de reuniões do Fórum Juiz Vilson Balão, para debater as formas de divulgação relacionadas ao recadastramento biométrico. Conforme o estabelecido pela Justiça Eleitoral, os eleitores do município de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu devem comparecer ao Fórum Eleitoral, entre os dias 26 de março e 30 de setembro, levando consigo comprovante de residência e documento com foto para que seja realizada a atualização cadastral.
A partir das eleições de 2016, os eleitores da Comarca de Toledo votarão somente através da biometria, ou seja, os eleitores serão identificados através de suas digitais e fotos. Este método facilita o processo de votação, que se tornará mais prático e rápido. De acordo com o juiz da 75ª Zona Eleitoral, Bianor Bottega, a biometria também evitará qualquer tipo de transtorno ao eleitor. “Por ser mais ágil, a biometria irá identificar o leitor de modo mais fácil e evitará também a apresentação de documentos falsos ou forjados na hora de votar”, comentou.
O juiz ainda alertou a população para que não deixem para se cadastrarem na última hora. “O início do recadastramento biométrico é no dia 26 de maio e segue até o dia 30 de setembro. Assim, a população tem quatro meses para comparecer ao Fórum Eleitoral, que atenderá das 9h às 18h, sem intervalo para o almoço”, explicou. Os eleitores poderão agendar a hora e o dia para o seu cadastro através do site www.tre-pr.jus.br.
Segundo o analista judiciário, Joaquim Bortot, os cidadãos devem estar conscientes da importância do recadastramento biométrico. “Os eleitores que não realizarem o cadastramento terão seus títulos eleitorais cancelados”, declarou ao lembrar a importância de divulgar o projeto. “Para que a campanha tenha validade perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nós temos a obrigação de recadastrar 80% dos eleitores. Portanto, trabalharemos em diversos tipos de divulgação, sejam por veículos oficiais, cartazes ou redes sociais”, completou Joaquim.
No total, os municípios de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu possuem 103 mil eleitores. “Para que a impressão digital seja válida a partir das próximas eleições, é necessário que pelo menos 85 mil eleitores estejam recadastrados”. Também será organizada uma caravana para os munícipes do interior possam vir realizar o procedimento. Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor precisa comparecer ao Fórum Eleitoral, na Rua Miraldo Pedro Zibetti, no Jardim Santa Maria, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros, portando o RG, o título de eleitor e um comprovante de residência.
A secretária de Comunicação Social de Toledo, Rosselane Giordani, afirmou que o município irá colocar suas ferramentas de divulgação – site, fan page e programa de rádio produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) – à disposição do Fórum Eleitoral. “Iremos auxiliar com a produção de materiais de divulgação e a criação de uma identidade visual para a campanha”, concluiu.
Prefeitura de Toledo cede estagiários para o recadastramento
A Prefeitura e os Juízos das Zonas Eleitorais de Toledo, representados pelo juiz da 148ª Zona Eleitoral e diretor do Fórum Eleitoral Marcelo Marcos Cardoso, o juiz da 75ª Zona Eleitoral Bianor Bottega e o juiz da 201ª Zona Eleitoral Fernando Bueno da Graça, firmaram um Termo de Convênio para a cedência de 28 estagiários para a prestação de serviços no Fórum Eleitoral de Toledo, no período de 11 de maio a dois de outubro de 2015.
Os estagiários vão auxiliar no recadastramento biométrico dos eleitores das 201ª, 148ª e 75ª Zonas Eleitorais que começa no dia 26 de maio e segue até o dia 30 de setembro. Este trabalho consiste na captação das impressões digitais dos 103 mil eleitores registrados nos municípios de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu. Segundo a chefe de cartório, Adeline Gasparelli, será realizada uma força tarefa para que todos os eleitores tenham acesso ao serviço. “Atenderemos das 9h às 18h, a partir do dia 26, sem intervalo na hora do almoço. É necessário que todos que possuem título de eleitor realizem este procedimento para que já tenhamos o controle biométrico já na próxima eleição, em 2016”.
Para mais informações, os eleitores podem ligar nos seguintes números
75° Zona Eleitoral – (45) 3252-5628
148° Zona Eleitoral – (45) 3252-3236
201° Zona Eleitoral – (45) 3252-3354