Nesta quarta-feira (13) o prefeito Beto Lunitti sancionou a Lei “R” Nº 35, que institui o ‘Dia da Segurança Pública no Município de Toledo’. A data será comemorada todo dia três de junho, com o objetivo de homenagear os agentes de segurança que atuam no município, além de lembrar a importância deles para a segurança da população. A proposta da lei foi apresentada pelo Executivo e aprovada pelo Legislativo por unanimidade.
Na ocasião da sanção da lei, estiveram presentes autoridades de diversos segmentos da área, Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, além de vereadores, integrantes do Governo Municipal, das corporações e membros da comunidade.
A ideia veio do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg/Toledo). A instituição justificou a necessidade da data como uma forma de unir ainda mais os órgãos de segurança e gerar uma maior integração com a comunidade, promovendo o reconhecimento e valorização dos profissionais que atuam na segurança pública.
Para o presidente do Conseg, Ernani Magnabosco, a lei que institui a data irá criar uma nova mentalidade em favor segurança pública no município. “Isso representa muito pra sociedade. É um conceito diferente onde a comunidade começa a trabalhar junto com os organismos de segurança. É mais uma ferramenta que veio pra nos ajudar. Se nós quisermos Segurança Pública eficiente e diminuição da criminalidade temos que envolver todos de nossa sociedade”, frisou o presidente.
No seu discurso, Magnabosco fez menção ao confronto entre professores e policiais na capital do Estado. “Nesse fato recente tivemos duas vítimas: professores e policiais. Serão vários anos para curar a alma de cada um deles. Talvez a falta de diálogo do governo tenha ocasionado isso”, lamentou Ernani, que na sequência criticou o governo por não abrir o laboratório de papiloscopia de Toledo, construído por meio da ação da comunidade e Poder Público local.
O Conseg de Toledo é o segundo conselho de segurança criado no Estado. Sua fundação foi em 3 de junho de 1983. Mesma data escolhida para instituir o Dia da Segurança Pública na cidade. “Uma cidade que tem o sentimento de união ela é mais forte”, frisou o presidente, que também mencionou que nesta data acontecerão palestras e capacitações para os agentes de segurança do município.
A intenção é que seja transformada em um momento de reflexão e homenagens para os profissionais de segurança que se destacarem durante o ano. “São pessoas valorosas que desempenham um papel importante para toda a sociedade. Independentes do órgão ao qual estão ligados todos merecem o nosso respeito e consideração. Nada mais justo que tenham um dia para este reconhecimento. Esse será um dia para debate e avanços da segurança, além de ser uma forma de envolver toda a sociedade nessas ações em conjunto com os demais poderes”, comentou Beto Lunitti.
Segundo o secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, Leoclides Bisognin, as instituições, como a Polícia Militar, a Guarda Municipal e outros órgãos poderão indicar os agentes que se destacaram no cumprimento do seu dever. “Estes indicados terão um reconhecimento especial, como forma de continuarem prestando este bom serviço a toda a comunidade toledana, pois nunca se dava um estímulo àqueles que exercem muito bem o seu trabalho”, concluiu.
Além das polícias Civíl, Militar e Corpo de Bombeiros, a sanção da Lei também foi bem vista pelo Ministério Público. O Promotor de Justiça José Roberto Moreira acompanhou o evento e disse que a instituição desse dia “é extremamente positivo, levando em conta que a Segurança Pública é um direito constitucional e esse dia pode gerar discussões, debates e reflexões com o objetivo de melhorar o sistema e de garantir o direito da Segurança Pública para todos”, avaliou.
O vereador Marcos Zanetti representou os demais vereadores no evento e também elogiou a forma como os organismos atuam em Toledo. “Existe essa harmonia entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Ambos atuam num clima de união. E apesar de estarmos em uma região de fronteira, nós temos um baixo índice de criminalidade. Estamos honrados em ver todas essas instituições trabalhando em harmonia. Parabéns a todos os envolvidos”, finalizou o vereador.
O prefeito Beto Lunitti, além de assinar a sanção da Lei que institui o Dia da Segurança Pública, aproveitou a ocasião para sancionar a Lei do Silêncio, de autoria dos vereadores Adriano Remonti e Rogério Massing, que altera o código de posturas do município.