Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Novo sistema melhora distribuição de vagas do exame prático do Detran

A principal mudança é a adoção de um sistema digital que calcula matematicamente o número de vagas para cada autoescola e faz a divisão de forma proporcional

15/05/2015 - 14:34


O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) está mudando a forma de distribuição de vagas para o exame prático de direção. A principal mudança é a adoção de um sistema digital que calcula matematicamente o número de vagas para cada autoescola e faz a divisão de forma proporcional. 

Antes, a distribuição de vagas era feita, em média, uma vez por mês, para cada unidade do Detran, informando o número de processo do candidato, o dia e a hora desejada. 

Agora, cada autoescola pode fazer o agendamento até às 15 horas do dia útil anterior ao exame. A vaga estará garantida pelo processo. Com isso, é possível desmarcar e alterar o candidato sem cobrança de nova taxa no prazo determinado. 

Segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a sugestão da mudança partiu dos Centros de Formação de Condutores (CFC). “Com o diálogo conseguimos entender melhor a dinâmica do processo. O sistema ficou mais equilibrado e equitativo”, explica Traad. 

Para a presidente da Associação dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Paraná, Olga Catarina Zanoni, a mudança melhora o serviço prestado ao cidadão. “Vai solucionar uma série de reivindicações, incluindo o problema do agendamento de exames. Vamos trabalhar nesse novo projeto e realizar os ajustes, se necessário, com o Detran”, disse Olga.

Tecnologia

O Detran dividiu também os dias de abertura de vagas por Ciretran, assim solucionou problemas de acesso ao sistema de habilitação, que ficava sobrecarregado e travava no dia de distribuição dos exames. 

“Da maneira que era feito, todas as mais de 900 autoescolas do Paraná entravam no sistema, no mesmo dia, para pegar as vagas disponíveis. Assim, o sistema ficava lento”, lembra o coordenador de habilitação do Detran Paraná, Daniel Higuchi. 

Outro ponto importante, segundo ele, é a possibilidade de remanejar vagas não utilizadas. “Se o aluno cancelasse ou não comparecesse ao exame, o Detran ficava com o examinador parado, o carro da autoescola ocupando espaço no pátio”, disse. O Detran já chegou a ter 7 mil vagas abertas e só 5 mil utilizadas, em um mês. “Estas desistências, que antes não eram resolvidas, prejudicavam a nossa capacidade de atendimento e planejamento.” 

Examinadores

O Detran faz, em média, 97,8 mil exames práticos por mês, em todo o Paraná. No ano passado, a autarquia alcançou a marca histórica de 1.172.670 testes aplicados.

Anuncio gene 2