Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Diretores da rede municipal de ensino recebem capacitação sobre Projeto Educa Trânsito

A intenção é trabalhar com as crianças dos 5º anos a educação no trânsito através do projeto desenvolvido pelo Deptrans

15/05/2015 - 17:44


Com a intenção de trabalhar a educação no trânsito com as crianças do município, a Secretaria de Segurança e Trânsito, através do Departamento de Trânsito e Rodoviário de Toledo (Deptrans), desenvolveu o Programa Educa Trânsito. Nesta sexta-feira (15) os responsáveis pelo programa estiveram junto com os 35 diretores das escolas municipais na Escola de Administração Pública (Escola de Governo), para apresentar o programa e começar a desenvolvê-lo nas escolas. As atividades serão feitas inicialmente com os alunos dos 5º anos das escolas municipais.

O objetivo foi levar a proposta para a Secretaria de Educação (SMED), aproveitar a reunião dos diretores, e passar a forma como o programa vai ser desenvolvido com as escolas, contou o guarda municipal e um dos idealizadores do projeto, Valdemir Ladeia. “Primeiramente vamos fazer o projeto com os alunos dos 5º anos nas escolas, diretamente com eles. E depois vamos fazer um trabalho com os professores, para que eles trabalhem diariamente com os alunos, nas matérias específicas o assunto trânsito”, contou Ladeia.

Para a diretora da Escola Municipal Waldyr Becker, Marisa Salete Todescatte, é uma excelente iniciativa, que vem colaborar tanto com a escola quanto com a educação dos alunos. “Nós precisamos disso mesmo, trabalhar as crianças para termos pessoas melhores no trânsito, além de reforçar todo o trabalho que a escola já realiza”, afirmou.

Para a SMED receber programas educacionais como esse é importante. “É um programa relevante. Nós da Secretaria de Educação entendemos que a educação para o trânsito precisa começar cedo, portanto precisa trabalhar com as crianças nas nossas escolas”, disse a secretária da pasta, Tania de Grandi.

O secretário de Segurança e Trânsito, Leoclides Bisognin, afirmou que para educar e ter um trânsito mais seguro e que respeite a todos, a educação deve começar com os menores. “Devemos educar as nossas crianças, porque quando elas sabem o certo e o errado, elas acabam ajudando a policiar nós adultos. E fazendo essa atividade nas escolas os pequenos aprenderão mais cedo o respeito mútuo que deve existir no trânsito”. Além disso, o secretário ainda chamou a atenção sobre as ações do Maio Amarelo, que estão sendo realizadas no município.

Incentivar as crianças a prestarem atenção do trânsito e se policiar para as regras desde cedo é muito importante. “O nosso intuito é construir algo diferente a partir das nossas crianças, que são os grandes transformadores da nossa sociedade. Nós construímos um futuro para elas”, afirmou o prefeito Beto Lunitti.

Projeto Educa Trânsito

O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Trânsito e Rodoviário de Toledo (Deptrans), primeiramente para ser aplicado a pessoas que estavam fazendo a primeira habilitação. “Ali, aplicávamos um questionário, e uma das perguntas era se eles já haviam tido algum contato com o trânsito antes da auto-escola, e a maioria das respostas forma negativas. Então a partir dessas respostas resolvemos começar a fazer esse trabalho também nas escolas com as crianças”, contou o guarda municipal e um dos idealizadores do projeto, Valdemir Ladeia.

A ideia, segundo Ladeia, é desenvolver o projeto nas escolas, e em setembro fazer um concurso de redação, frases ou cartazes para o dia 25 de setembro, em alusão a Semana Nacional de Trânsito.

O secretário de Segurança e Trânsito, Leoclides Bisognin, disse que o projeto tem total apoio da Administração Municipal. “Nós da Secretaria e o prefeito Beto Lunitti apoiamos e incentivamos esse tipo de atividade que trabalhe diretamente com as crianças do nosso município”, finalizou.

Anuncio gene 2