Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Pré-conferências da XIII Conferência Municipal de Saúde de Toledo começam na quarta

A intenção é fazer uma maior discussão da saúde pública de Toledo com a população, para que estes também apontem melhorias

18/05/2015 - 14:39


Para discutir melhorias na saúde de Toledo, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho de Saúde estão organizando a XIII Conferência Municipal de Saúde de Toledo. O tema deste ano é “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar dos Toledanos”. A atividade acontecerá no dia 27 de junho, porém, antes, acontecem em quatro bairros do município as pré-conferências. A intenção é fazer uma maior discussão da saúde pública de Toledo com a população, para que estes também apontem melhorias.

As pré-conferências começam na quarta-feira (20) na Associação de Moradores do Jardim Porto Alegre, a partir das 19h. Toda a comunidade está convidada a participar. Durante o encontro, além de serem apontadas melhorias, também serão eleitos delegados, que no dia da Conferência farão as deliberações para as propostas faladas nas pré-conferências.

Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, as pré-conferências são uma oportunidade do município e da comunidade fazer o debate sobre o tema principal, que é a qualidade nos serviços públicos. “Nós teremos a possibilidade de passar para a comunidade os conceitos do município, e assim a própria população escolher aquilo que acha melhor ser aplicado aqui”, comentou. Toda a comunidade está convidada a participar, sendo que serão os próprios participantes que escolherão os delegados que os representarão no dia da Conferência.

Em cada uma das pré-conferências poderá ser elaborado até três propostas para a política de saúde do município, sendo que estas serão deliberadas pelos delegados escolhidos de cada comunidade no dia da Conferência. Além das quatro pré-conferências já programadas pelo Conselho Municipal de Saúde, as lideranças de comunidades também poderão realizar pré-conferências livre. "É um diferencial para este ano. Porém, estas pré-conferências livres devem ter no mínino dez pessoas e para ser válida deve comprovar ao Conselho enviando uma foto, a lista de presença e a ata do evento", comentou a diretora de Gestão em Saúde, Cristhiane Novello. A diretora ainda acrescentou que cada uma dessas reuniões poderá enviar até três diretrizes para serem deliberadas no dia da Conferência.

A Conferência terá até 300 delegados, sendo que destes, 150 deverão ser usuários do sistema de saúde público, 75 trabalhadores da área de saúde, 38 prestadores de serviço e 37 representantes governamentais.

Além do Jardim Porto Alegre, ainda acontecem pré-conferências na Associação de Moradores do Jardim Panorama, no dia 22, no Certi do Jardim Coopagro, no dia 27, e no Certi da Vila Pioneira, no dia 29. Todas acontecerão a partir das 19h.

Anuncio gene 2