Com aproximadamente 70 atletas competindo pelo município, uma modalidade que tem sido destaque em Toledo é o Karate. Ofertada para as categorias de base e rendimento, a modalidade treina meninos e meninas de todo o município. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) oferece treinos gratuitos para mais de 150 crianças em diversos bairros do município. Além disso, há outros 30 atletas que integram as categorias adulto e juvenil. Crianças e adolescentes que se interessam pela modalidade, podem participar dos treinamentos.
A descentralização feita pela pasta é uma forma de oportunizar que as crianças do município que pretendem fazer uma atividade esportiva possam participar. “Esse treinos que acontecem nos bairros do município permitem que todas as crianças que tem o interesse possam também fazer uma atividade física”, afirmou a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa.
Os treinos das categorias de base acontecem no Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli (CJU/Europa), nas terças e quintas-feiras, a partir das 13h; na Sadia, nas terças e quintas-feiras a partir das 15h; e no Centro Olímpico Arnaldo Bohnen, no Jardim Santa Maria, nas segundas e quartas-feiras, a partir das 14h, e nas sextas-feiras a partir das 19h. “Todos que quiserem participar podem fazer a inscrição na hora do treino com o professor”, contou o atleta e técnico da equipe de Karatê de Toledo, Maurício Domingues. Segundo ele, podem começar a treinar crianças a partir de oito anos.
Aqueles que mostram interesse pela modalidade ganham da SMEL o material necessário para treinar. “E aqueles atletas que se destacam nos treinamentos, nós levamos junto para as competições estaduais, para representar o município”, disse Domingues. A intenção é levar a modalidade também para as competições nacionais, incentivando os atletas na modalidade.
O atleta e técnico ainda comentou que o karate é um excelente esporte, pois ajuda na formação da pessoa. “Além de fazer bem para a saúde e melhorar a qualidade de vida, por ser uma atividade física, ele ainda auxilia na vida pessoal de cada pessoa”.
Atleta na Universidade
Para aqueles que gostam da modalidade, além de competir pelo município, ainda podem participar dos programas de incentivo que são oferecidos. Maurício Domingues e João Douglas são atletas do Karate de Toledo que recebem o Bolsa na Universidade, programa que dá auxílio para os esportistas que pretendem estudar e continuar treinando.