No sábado (16), até o meio dia, a Prefeitura realizou a segunda edição do Programa de Coleta Itinerante de Resíduos Volumosos. Desta vez, o bairro atendido foi o Jardim Gisela. Uma equipe da Prefeitura esteve na sede da Associação de Moradores recebendo móveis velhos, como sofás e geladeiras, eletrônicos e outros recicláveis e dando a destinação correta. Aproximadamente 15 tolenadas de resíduos foram recolhidos. Aproveitando a ocasião, as Secretarias de Habitação e Urbanismo e Meio Ambiente promovem a limpeza, poda de árvores e outras pequenas intervenções na Associação de Moradores do bairro.
Para que reside nas redondezas, a ação foi muito importante. “São coisas que a gente não sabe onde colocar. O caminhão do lixo não leva. A gente não pode encaminhar diretamente para o Aterro Sanitário e também não vamos jogar em qualquer lugar”, disse o morador do Jardim Gisela, Antônio Valério, reforçando que a ação veio em boa hora. “O que íamos fazer com isso em nossos quintais?”, questionou. Apesar da ação ser realizada no Gisela, cidadãos de outros bairros foram até o local para entregar materiais. “Percebemos a participação de pessoas de outras localidades, como do Jardim Europa”, disse o ouvidor geral do município Antonio Sérgio de Freitas, o Zóio.
Muito do que foi recolhido, ainda pode ser reaproveitado. Os eletrônicos são encaminhados para uma empresa especializada. Os recicláveis têm o mesmo destino dos materiais que são depositados nos contêineres amarelos e coleta porta a porta. Já os restos de madeira – compensados, placa de fibra de madeira de média densidade (MDF) e outros materiais parecidos – foram recolhidos por um empresário que reutiliza na fabricação de puff’s. “Eu uso as partes que não estão úmidas ou deformadas e o restante encaminho para uma empresa que tritura e produz serragem para camas de aviário”, explicou o empresário Vitor Klein.
O prefeito Beto Lunitti reforçou que a ação é uma forma de auxiliar os moradores na limpeza dos quintais. “Isso traz inúmeros benefícios. Com a ação vamos manter as pessoas menos suscetíveis a doenças, como a dengue e outros males decorrentes da sujeira e do lixo”. Beto ainda reforçou que a saúde se faz a partir de diversos enfrentamentos e este é um deles. Beto ainda reforçou que às pessoas precisam criar o hábito de todos os fins de semana contar com este serviço, cada sábado em um bairro diferente. “Já programamos a próxima edição para o Jardim América na Associação de Moradores, no sábado (23). Após, no dia 30 de maio, acontece na Vila Pioneiro, desta vez no pátio do Ginásio de Esportes Euzébio Garcia”, comentou.
Coleta itinerante
A coleta itinerante de resíduos sólidos vai acontecer semanalmente, atendendo uma comunidade por vez. “Se o cidadão não quiser aguardar a ação no seu bairro pode se informar sobre o local da coleta e no sábado, das 8h às 12h, levar seu entulho até o caminhão onde estiver sendo realizada a ação”, explicou o prefeito Beto Lunitti ao salientar que os materiais só são coletados na data e horário estabelecido.
Sobre o calendário das atividades, a secretária de Comunicação Social, Rosselane Giordani, explicou que as datas e locais são amplamente divulgados. “Veiculamos informações nas rádios e fazemos som de rua no bairro em questão durante a semana que antecede. Além disso, quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Secretaria, por meio da página Toledo Paraná (www.facebook.com/OficialToledo)”. Os cidadãos também poderão fazer críticas e elogios, assim como sugestões por meio da Ouvidoria Geral no 153.
Resíduos de poda e capina
O responsável pelo Aterro Sanitário, Flávio Scherer, disse também que outros materiais já têm destinações específicas, como os resíduos de poda e capina. “Estes materiais podem ser encaminhados diretamente ao Aterro pelo cidadão. Temos uma célula destinada a este tipo de resíduo e não gera custo para o seu produtor”. Nesta categoria se enquadra galhos de árvores e poda de grama e outros arbustos, desde que não possuam outros materiais que não sejam desta natureza.