Na sexta-feira (15) e segunda-feira (18) a rede de Postos Ipiranga, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou a ação ‘Saúde na Estrada’, que levou atendimentos aos caminhoneiros que passaram pela filial da rede em Vila Ipiranga. A ação é uma iniciativa da rede e disponibilizou exames diversos, vacinas, orientações médicas, corte de cabelo, lanche e sorteio de brindes. Os exames e orientações foram aferidos pelos profissionais da Secretaria de Saúde, Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), Rotary e Universidade Paranaense (Unipar). A ação ocorreu no Posto Horizonte Azul.
Os caminhoneiros contaram com testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, hipertensão e puderam sanar dúvidas com profissionais de saúde sobre a qualidade de vida. A Rede Ipiranga vem realizando esta ação à oito anos e prospectou este projeto em todo o país, contando com mais de 50 parceiros nas diversas regiões.
A secretária de saúde, Denise Campos, disse que o homem, por natureza, não procura as unidades básicas de saúde. Os caminhoneiros muito menos, devido a sua rotina e sua profissão. “Esta é uma iniciativa louvável, visto que é uma captação, uma busca destes homens para que eles cuidem da saúde e que possam acessar os serviços de saúde”, expressou.
A sócia proprietária do Posto Horizonte Azul, Luana Marcon Quoos, lembrou que todo mundo deve se cuidar. “Hoje nosso público alvo é o motorista, pois ele passa a maior parte do tempo na estrada, sem tempo para cuidar da saúde. Com essa ação, ele pode parar e ter um tempo para ele”.
Apesar dos caminhoneiros serem o principal alvo do ‘Saúde na Estrada’, motoristas de carros pequenos também participaram da ação. Luana ainda ressaltou os cuidados com a saúde dos olhos. “Estamos com um projeto de prevenção em parceria com uma ótica da região, para detectar, com antecedência, a necessidade de uso de óculos. Isto é importante porque os olhos são um instrumento de trabalho do caminhoneiro”, concluiu.