01   casa de not%c3%adcias 02 %281%29

SAÚDE

Jornada médica vai discutir as doenças do século

Começa nesta quarta-feira (20) a Jornada Médica. O Evento faz parte da programação da Meia Maratona. Nesta edição a Jornada abordará as três doenças que mais acometem a população no mundo: diabetes, hipertensão arterial e obesidade.

19/10/2010 - 15:46


No mundo há 300 milhões de diabéticos diagnosticados e mais de 600 milhões de pessoas com pré-diabetes, ou seja, pessoas que já são portadoras da doença, mas ainda não sabem. O Dr. Torao Takada adverte que muitas vezes chega-se ao diagnóstico com muito atraso. “Muitas vezes se tem conhecimento da doença em estágio avançado, quando os órgãos já estão comprometidos”.

Segundo o Dr. Torao Takada hoje 30% da população, acima de 40 a 45 anos são hipertensos e o paciente só busca atendimento quando já sofreu um derrame ou teve problema cardíaco.

A obesidade é considerada a doença do século. No Brasil, segunda Takada, 51% das pessoas estão acima do peso e 300 mil pessoas são obesos mórbidos em quadro complicado.

A Jornada Médica é nesta quarta-feira, às 19h30 no auditório da Prefeitura Municipal e é aberta aos profissionais da área da saúde e comunidade em geral.

Programação

19h30 Abertura

19h45 – Hipertensão Arterial – Prevenção e tratamento – Palestrante Dr. Fernando Roberto Roman

20h15 – Diabetes Mellitus – Prevenção e tratamento – Palestrante Gabriela Carolina M. Magro

20h30 – Coffee Break

20h45 – Mesa Redonda Obesidade – Prevenção e tratamento

Debatedores:

Dr. Torao Takada – moderador

Dra. Simone Zanin – nutricionista

Dr. Paulo Fernandes Neto – cirurgião

Dra. Cristina Fernanda Magro Faidiga – endocrinologista

Dr. Mauricio Mantovanelli – psicólogo

Dra. Karine Hübner - fisioterapeuta

Texto Selma Becker

Unioeste 1144x250px