Com o objetivo de apresentar propostas e ouvir a comunidade, a Prefeitura de Toledo convida a população para participar da audiência pública que discutirá a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2016. A ação acontece na quinta-feira (21), no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, às 18h30. O evento é aberto a todos os munícipes, que também poderão propor e opinar sobre as ações de maior importância para o município.
A LDO é o instrumento de conexão entre o Plano Plurianual (PPA) e o Orçamento anual, pois estabelece a ligação entre o curto prazo (orçamento) e o longo prazo (PPA). A Lei também orienta a elaboração da LOA e fixa as metas e prioridades da Prefeitura. Na ocasião, estarão presentes os secretários, assessores e gestores da Caixa de Assistência dos Servidores Municipais de Toledo (CAST), Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo (FUNTEC) e dos Fundos Especiais de Toledo.
As propostas estão baseadas no Plano Plurianual de 2014, que apresenta as atividades a serem exercidas no município até 2017. De acordo com a diretora de Planejamento Orçamentário, Regina Ikeda Angnes, a participação da comunidade é de grande importância. “É necessário ouvir a comunidade para podermos apresentar o que o município pretende fazer em termos de ações nos setores. Temos que ouvir o que a comunidade precisa e o que desejam que seja executado”. Regina destacou ainda que o objetivo do encontro é analisar propostas, estudar o que pode ser melhorado e apresentar à comunidade, para vê se concordam ou se necessitam que seja acrescentado algo.
Cerca de 300 convites foram enviados para as associações de moradores dos bairros, grupos de idosos, clubes de serviço e entidades organizadas. Além de propor reformas e reestruturações, a audiência também é um método do município prestar contas com a população sobre os serviços que são executados. “Muitas pessoas vêm para pedir informações, explicações e se atualizar sobre a administração municipal” comentou Regina. O prefeito Beto Lunitti, destacou que esta ação é o que fundamenta a vida efetiva do município para o próximo período, fazendo parte do contexto da vida econômica de Toledo e das ações de governo.